Internacional Titulo
Israel realiza preparativos para se retirar do Líbano
Do Diário do Grande ABC
02/05/2000 | 10:49
Compartilhar notícia


O exército israelense iniciou preparativos em três de seus 22 fortins no Sul do Líbano, com vistas à sua retirada unilateral da regiao, embora ainda se ignore quando serao definitivamente evacuadas essas instalaçoes.

``Há operaçoes em curso nos postos de Tzipporen e de Olesh, como parte dos preparativos para a retirada, mas essas duas posiçoes nao foram ainda evacuadas', informou nesta terça-feira a assessoria do porta-voz do exército.

``Foi desmontado material de telecomunicaçoes no fortim de Tzipporen e caixas de muniçoes armazenadas no de Olesh foram retiradas ontem (segunda-feira) à tarde', precisou a mesma fonte.

Estas duas posiçoes estao perto da fronteira internacional líbano-israelense.

Foi constatado também que na posiçao fortificada de Parag, perto do kibutz Misgav Am, nas imediaçoes da fronteira, também estao sendo feitos preparativos. O exército retirou material e uma parte dos efetivos da unidade de artilheiros acantonada no local abandonou o posto.

Fontes dos serviços de segurança no Sul do Líbano informaram nesta terça-feira que o exército israelense começou a evacuar uma de suas principais posiçoes, chamada Shraiki, perto de Marjayun, no centro da zona ocupada.

O governo de Ehud Barak decidiu que a retirada do exército israelense da ``zona de segurança' que ocupa no Sul do Líbano se realizará antes de 7 de julho, com ou sem a concordância de Líbano e Síria, país que exerce sua tutela sobre Beirute.

O gabinete israelense examina as modalidades desta retirada com as autoridades militares desde segunda-feira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;