Economia Titulo
Importadores de veículos ampliam vendas em 34%, diz associação
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
20/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ano passado foi de crescimento expressivo para o segmento de carros importados. De acordo com a Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores), as 13 associadas à entidade encerraram 2009 com aumento de 34,28% em relação ao ano anterior, totalizando 40.920 unidades emplacadas.

Os números são ainda melhores se forem contabilizadas as outras cinco importadoras que se filiaram à Abeiva ao longo do ano passado. Nesse cenário, a alta foi de 42,05%. Foram emplacadas 43.365 unidades, contra 30.529 em 2008.

"Com esses dois últimos dados, a Abeiva conseguiu saltar de 1,15% para 1,53% de participação no mercado total interno, de 2008 para 2009. E de 8,08% para 9,67% do mercado de importados", disse Jörg Henning Dornbusch, presidente da entidade.

Para ele, a estabilidade das moedas estrangeiras, o acesso ao crédito no Brasil e a série de lançamentos de produtos importados no ano foram determinantes. "Além disso, o fato de o governo brasileiro ter agido rapidamente ainda no início da anunciada crise financeira internacional atraiu inclusive a chegada de novas marcas ao País", argumenta.

Diante dos resultados favoráveis, a Abeiva projeta para 2010 crescimento de até 30%, passando de 43 mil unidades para 56 mil. "Para esta estimativa de vendas já estamos contando com a Audi e a chinesa JAC, que se associaram neste mês", anuncia Henning Dornbusch. Em sua avaliação, o segmento de carros importados trabalha ainda com uma série de lançamentos, previstos ao longo do ano e também durante o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.

"Estamos convictos de que 2010 será um ano excepcional, tanto na categoria de carros mais luxuosos como na de veículos de entrada ou de trabalho. Com isso, esperamos ao menos 2% de participação do mercado total interno", conclui.

MERCADO INTERNO - As vendas internas da indústria automobilística, nos primeiros 18 dias de janeiro (11 dias úteis até anteontem) estavam dentro do esperado pelos fabricantes. No período, foram comercializadas 104.691 unidades. Se comparadas ao mesmo período de janeiro de 2009, quando foram emplacados 98.324 unidades, o crescimento é de 6,47%.

Em relação a dezembro, a queda é de 21%, se levada em conta a primeira quinzena. A média de vendas mensal de 2009 ficou em 261 mil unidades, o que ajudou a indústria a atingir seu recorde com 3,141 milhões de veículos emplacados.

Para especialistas em mercado, tradicionalmente as vendas são menores em janeiro em relação a dezembro, já que é um mês em que muitos consumidores estão em férias.

A fim de manter o ritmo de vendas, fabricantes como a General Motors já começaram a realizar feirões neste mês. As promoções ajudam a esquentar as vendas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;