Internacional Titulo
Incêndios já deixaram sete mortos na Grécia
Do Diário do Grande ABC
25/08/2000 | 09:42
Compartilhar notícia


Incêndios de grande intensidade, atiçados pela seca e por fortes ventos, continuam arrasando a Grécia nesta sexta-feira, especialmente o Oeste do país, onde sete pessoas morreram e cerca de dez povoados foram evacuados.

Cerca de 20 dos 126 focos de incêndio nas florestas, detectados na quinta-feira em todo o país, continuavam devastando várias regioes gregas na manha desta sexta-feira, informou a coordenaçao do Corpo de Bombeiros do país.

A situaçao mais grave era registrada em Epiro (oeste), ao longo da fronteira greco-albanesa, e em Arcadia, na área central de Peloponeso (Sul).

Em Epiro, dez povoados foram evacuados na noite de quinta-feira e sete anciaes morreram, num violento incêndio florestal iniciado na Albânia.

Os corpos de um casal (um homem de 80 anos e sua mulher de 78) foram encontrados carbonizados na noite de quinta-feira no pátio de sua casa em Agia Marina. Uma mulher de 83 anos morreu no povoado de Rizno e outra ancia foi morta no povoado de Kato Labdani.

Na manha desta sexta-feira, foram encontrados os cadáveres de outras três ancias que haviam sido dadas como desaparecidas. Duas irmas morreram carbonizadas a cem metros de sua casa, em Kato Labdani, enquanto que uma terceira mulher morreu ao saltar de um barranco em Agia Marina, ao fugir do fogo.

O incêndio atravessou, na noite de quinta-feira, a fronteira greco-albanesa na regiao de Kastani, uma área de montanhas escarpadas. A violência dos ventos, que sopravam do Norte, dificultou consideravelmente o trabalho dos cerca de 200 bombeiros, equipados com 25 veículos, quatro avioes e dois helicópteros.

Na noite de quinta-feira, as chamas arrasaram cinco mil hectares de florestas, queimando várias casas e matando animais.

O secretário-geral de Epiro, Elias Iliakopulus, afirmou esta sexta-feira que ``a situaçao era melhor' porque os ventos haviam se acalmado.

Enquanto isso, em Arcadia, o fogo arrasa há vários dias diversas áreas da regiao, que foi declarada em estado de emergência. Oito povoados foram evacuados e sete bombeiros ficaram feridos.

Por outro lado, várias centenas de bombeiros lutavam contra os focos de incêndio perto de Preveza (oeste), de Kavala (noroeste) e nas ilhas de Naxos, nas ilhas Cícladas (centro do Mar Egeu), em Zakynthos (Mar Jônico, oeste), Skiathos (noroeste do Mar Egeu) e Chios (Leste do Egeu).

Qualificando a situaçao de ``muito grave' em Epiro e Arcadia, a ministra grega do Interior, Vasso Papandreu, declarou na quinta-feira o estado de alerta geral em todo o país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;