Setecidades Titulo Sem solução
Vazamento de esgoto persiste há 15 anos em São Bernardo

Cansados, moradores da Rua Minas Gerais se articulam para entrar na Justiça contra Sabesp e a Prefeitura

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
02/08/2021 | 22:58
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal/ Divulgação


Moradores da Rua Minas Gerais, no Parque São Bernardo, em São Bernardo, se preparam para processar a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Prefeitura de São Bernardo por problemas causados por vazamento de esgoto que ocorre há quase 15 anos no local.

Por meio de um advogado, 15 moradores da rua devem acionar a Sabesb e a administração pedindo reparação devido a danos materiais e também a danos morais, já que o vazamento de esgoto na via causa diversos problemas nas casas dos moradores. Os processos seguem em elaboração e deverão ser apresentados no fim da primeira quinzena do mês de agosto.

Conforme o advogado que representa os moradores, Ruslan Stuchi, as ações pedem reparações materiais e também morais por entender que as pessoas são impactadas em diversos aspectos pelo vazamento de esgoto. O defensor relata que há pessoas que acabaram gastando dinheiro para tentar resolver os transtornos em suas casas. “Ainda estamos em processo de estudo para mover o processo contra a Sabesp e também contra a Prefeitura de São Bernardo. Acredito que nos próximos 15 dias entregarei as ações pedindo indenizações. Eu escolhi realizar processo individual ao invés de mover processo coletivo”, declarou o advogado, lembrando que cada morador é afetado de uma maneira pelo vazamento.

O presidente da associação de moradores do local, Otavio Otacilio Salviano, declarou que a situação do vazamento já se arrasta há quase 15 anos e que o problema fica ainda mais complicado quando chove, já que as galerias pluviais acabam enchendo e o esgoto volta para rua e para dentro de algumas casas. “Já buscamos a Sabesp e a Prefeitura para tentar uma solução, mas não somos atendidos. O problema não é resolvido. Quando chove fica pior, porque a água volta para as casas junto do esgoto. É uma situação bem complicada”, declarou Salviano.

Quem também enfrenta o problema é o morador Wilson Nascimento. Ele relata que, além do mau cheiro, o vazamento de esgoto também contribui com a infestação de ratos, baratas e outros bichos no local. “A gente chama a Prefeitura, que fala para chamar a Sabesp. Aí, ninguém arruma. Na sexta-feira a Sabesp até veio aqui e desentupiu a galeria pluvial, mas o mau cheiro persiste”, afirmou.

Por meio de nota, a Sabesp declarou que executou intervenção da rede coletora de esgoto no local na sexta-feira e que durante esta semana será feita lavagem da rede como medida preventiva. “A companhia pede desculpa pelos transtornos e segue à disposição dos clientes.”

A Prefeitura de São Bernardo, também por meio de nota, informou que acionou a Sabesp para providências no local. “Além disso, o centro de controle de zoonose fará uma vistoria no endereço citado para combate de eventuais pragas e vetores de doença”, sustentou a administração. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;