Memória Titulo
No site do Bueno Lima, a Santo André revivida

José Bueno Lima, andreense. Descendente dos Oliveira Lima, família quatrocentona do Grande ABC. Agora com site próprio. Anotem e confiram...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
27/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


José Bueno Lima, andreense. Descendente dos Oliveira Lima, família quatrocentona do Grande ABC. Agora com site próprio. Anotem e confiram em Crônicas do Lima. Endereço: josebueno.zip.net . Enquanto isso, fiquem com a crônica de hoje, que fala de andreenses e de futebol.

O Juvenil Pirelli entra em campo

(Texto: José Bueno Lima)

O juvenil do Clube Atlético Pirelli, em 1956, era uma equipe praticamente invencível. Um grupo de jovens, sub-20, como se diz hoje, que fez muito sucesso. Entre 1955 e 1956 pertenci a esse time, sem dúvida o melhor durante os meus mais de 20 anos de prática do futebol.

Vinha do Colégio Arquidiocesano, em São Paulo, onde estudava, para defendê-lo nos fins de semana. Participávamos de um campeonato promovido pela Leci, acho eu, Liga Estadual do Comércio e Indústria. Fomos campeões em 1956. Nossos adversários mais famosos eram o Nitro Química, de São Miguel Paulista, o Cobrasma, de Osasco, o Guilherme Giorgi e o CMTC, ambos da Capital.

Nossa mais histórica partida foi disputada em 7 de setembro de 1956, contra o juvenil do Corinthians de Santo André, no Estádio Américo Guazzelli, em Vila Alzira. Nesse dia, o Pirelli ganhou de 3 a 1. Marquei um gol de cabeça. Foi a preliminar do jogo entre o Corinthians local e o Santos, quando Pelé fez o seu primeiro gol como profissional no goleiro Zaluar.

A foto foi tirada naquele ano, no campo do CMTC, em São Paulo, no torneio início do campeonato da Leci: Newton, Cláudio Petrin, Valter, Tirica, Rabicó, Azeitona, Hildo, Nelson Trunca, e o massagista Décio; agachados: Mogi, Arquílio, Miau, Rubens Dalla, Wilton e Bueno Lima. O goleiro Newton (15 anos) era reserva e irmão do Wilton, este já falecido. São meus primos de 2º grau. Outro falecido, que eu saiba, é o Rabicó.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). Memória. A história do cantor paulistano Cláudio de Barros (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). Quinta Avenida. Hoje: Harlan Leonard e sua black band; entre os cantores, Ray Charles e Chantal Chamberland; amanhã: Ray Conniff, orquestra e coro. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). Memória. A história das Copas do Mundo (1ª parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. A música jovem dos anos 1950 a 1980; e propagandas da mídia da época. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br .

Pérola da Serra (87,5). Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

Trabalhadores

Nascem em 27 de março:

1894 - Miguel Moreno Cortez. Espanhol de Málaga. Servente da Rhodia Química.

1905 - Onofre Pinto Aguiar. Natural de Mogi das Cruzes. Químico da fábrica Adubos Adri.

1921 - Manoel Domingues. Natural de São Paulo, Capital. Torneiro-mecânico da CBC (Companhia Brasileira de Cartuchos). Residência: Praça Rui Barbosa, 26, Vila Santa Terezinha.

HOJE

Dia Mundial do Circo, Dia do Ator, Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Grafite.

Turma da Esquina e do Napolitano.

Aqueles jovens da Vila Assunção e cercanias.

Hoje é o aniversário de Armindo Ramos da Fonte. Ele nasceu em 27 de março de 1946.

Domingo, 27 de março de 1960

Manchete - Convênio entre Estado e prefeituras combate a poluição da água e do ar.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 27 de março de 1980

Manchete - Murilo Macedo (ministro do Trabalho) diz como agirá diante de uma greve ilegal; negociações dos metalúrgicos não mostram evolução.

Editorial - Várias são as obrigações do cargo público.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - O controle estatal dos preços.

Transportes - EMTU promove integração ferrovia-ônibus em Mauá.

EM 27 DE MARÇO DE...

1925 - Presidente da República, Arthur Bernardes, assina o decreto 16.844, aprovando o plano de obras da Light voltado à produção de energia. O Rio Grande seria represado e nasceria a Represa Billings.

1945 - Light & Power inaugura sua nova agência em Santo André, na Rua General Glicério.

1950 - Começa a construção da nova igreja de Nosso Senhor do Bonfim, hoje sede da Paróquia do Parque das Nações, na Rua Oratório, em Santo André.

1955 - Criada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Barcelona, em São Caetano.

SANTOS DO DIA

Guilherme Tempier, João do Egito, Lázaro da Pérsia, Lídia e Roberto.

Na estampa de 1958, João de Damasco ou João Damasceno (675-749). Considerado o maior teólogo de seu século. Escreveu um dos primeiros tratados do que se chama hoje teologia.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;