Memória Titulo
Tampões de São Paulo e Santo André. A memória se cruza...

Você, leitor de Memória, conhece o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)? Vale conhecer e/ou voltar a visitar, em especial agora em que o Clube de

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Você, leitor de Memória, conhece o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo)? Vale conhecer e/ou voltar a visitar, em especial agora em que o Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM abre exposição que focaliza os seus dez anos de existência.

Separamos três fotos que estão expostas, uma delas muito especial para nós do Grande ABC: a do tampão de esgoto da Capital na década de 1940. Isso porque, ainda neste ano, publicamos uma imagem muito parecida (que repetimos), de um tampão de 1953 aqui de Santo André, encontrado pelo pesquisador Euclides Rocco Junior, o Tidinho.

A coincidência de temas mostra que a pesquisa do Clube de Colecionadores de Fotografia e o dos pesquisadores do Grande ABC caminham juntas. Mas há muito mais. Fica a sugestão de visita. De quebra, vejam uma segunda exposição, Ecológica, cuja idealização leva a assinatura de Felipe Chaimovich, curador do MAM.

DEZ ANOS DO CLUBE DE COLECIONADORES DE FOTOGRAFIA. O MAM fica no Parque do Ibirapuera. Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral. De terça-feira a domingo, das 10h às 17h30, até 29 de agosto. Informações: 5085-1300.

NAS ONDAS DO RÁDIO

TRIANON AM (740). Quinta Avenida. Hoje: big band de Benny Goodman, o Rei do Swing, e os cantores Mel Tormé e Jo Stafford. Amanhã, quatro cantores ítalo-americanos: Jerry Vale, Jimmy Roselli, Frankie Laine e Mário Lanza. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação de Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

BANDEIRANTES AM (840) e FM (90,9). Memória. Em cartaz, a peça-poema Vida e Morte Severina, de João Cabral de Melo Neto, musicada por Chico Buarque de Hollanda. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ELDORADO AM (700). Brasil em Todos os Tempos. Um passeio pelos pontos extremos do Brasil: o Norte e o Sul (parte 1). Produção e apresentação: Geraldo Nunes. Por causa da Copa do Mundo, edição única e resumida: amanhã, das 6h às 6h30.

ABC AM (1570). Viagem no Tempo. Nalva Aguiar, José (composição de Rita Lee); Elizabeth, Não há luar nem céu bonito (composição própria). Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contato: viagemnotempo@radioabc.com.br.

PÉROLA DA SERRA (87,5). Reminiscências. A memória de Ribeirão Pires. E músicas do tempo das serenatas. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

HÁ 50 ANOS

Domingo, 3 de julho de 1960

Economia - Associação Comercial e Industrial (Acisa) lança o concurso Compre em Santo André.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 3 de julho de 1980

Manchete - Papa reafirma que atividade política é função dos leigos; no Rio, doa anel aos moradores da favela do Vidigal

Editorial - Lições que João Paulo II vai oferecendo

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Mercado imobiliário já espera por mudanças.

Comércio - Os 31 anos da Casa Vincenzi, em São Caetano.

Indústria - Os 27 anos da Volkswagen do Brasil.

Sindicalismo - Sobe para 500 o número de carreteiros parados.

Polícia - Outro assalto a banco na região; agora, em Rudge Ramos.

EM 3 DE JULHO DE...

1900 - Câmara de São Bernardo propõe a instituição de prêmios em dinheiro aos lavradores locais de algodão que tivessem boa colheita.

1980 - Fundada a Casa de Timóteo - Evangelização e Cultura Espírita, no Jardim Olavo Bilac, em São Bernardo.

MUNICÍPIO PAULISTA

Águas da Prata. Elevada a município em 3 de julho de 1935, separando-se de São João da Boa Vista.

HOJE

Dia Internacional do Cooperativismo e Dia do Algodão.

SANTOS DO DIA

Anatólio, Heliodoro, Leão II e Tomé (apóstolo).
Leão II foi papa entre agosto de 682 e julho de 683. Italiano da Sicília.


FALECIMENTOS

Até os 20 anos de idade, Laurinda Carfini trabalhou na roça, puxando cabo de enxada, como diz seu filho caçula, Roberto Baldin. O pai, Torelo Stagini, era italiano; a mãe, Fortunata Carfini, era filha de imigrantes. E por volta de 1934, 1935, a família troca o campo pela cidade, e vem para Santo André.

Aqui, Antonio Baldin tornou-se operário da antiga Conac, no Ipiranguinha, onde trabalhou durante muitos anos; e Laurinda trabalhou na tecelagem Ipiranguinha e depois se dedicou inteiramente ao lar.

"Ela foi uma lutadora, brava como os antigos, porque nada caiu do céu para ela. Teve pouca instrução, e como todas as antigas italianas gostava de cozinhar, ter a mesa farta, e praticar a religião. Como a gente sempre morou na Vila Alzira, frequentávamos a Matriz de Santo André", relata o filho Roberto.

Antonio Baldin, o operário da Conac, partiu primeiro, aos 68 anos; dona Laurinda faleceu com 94 anos. Ambos estão sepultados no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção. Deixam três netos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;