Posts Titulo Setor Automotivo
Toyota anuncia saída da sede administrativa de São Bernardo

Mudança será para Sorocaba, Interior de São Paulo; justificativa é tornar empresa mais "enxuta"

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
18/09/2020 | 19:40
Compartilhar notícia
Banco de Dados/DGABC


A Toyota, montadora japonesa que possui fábrica em São Bernardo, anunciou a mudança da sede administrativa da cidade para Sorocaba, no Interior de São Paulo. A empresa afirmou que a mudança está alinhada com um planejamento para torná-la mais enxuta e competitiva, processo que foi acelerado pela pandemia. A fábrica da região continua produzindo normalmente.

Atualmente, a empresa produz componentes que abastecem a fábrica de Porto Feliz, também no Interior, além de ser fabricante dos motores do Etios, Yaris e Corolla e exportar peças para os Estados Unidos, para montagem do Camry. Na unidade, que é a mais antiga da Toyota no Brasil, fundada em 1962, são cerca de 1.700 trabalhadores na planta. A sede administrativa veio para São Bernardo em 2015.

A empresa também vai abrir PDV (Programa de Demissão Voluntária) para 300 funcionários do administrativo de todo o País. O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC informou que a empresa comunicou a medida hoje e as negociações devem ter início nos próximos dias. O chão de fábrica não será afetada.

Em outubro do ano passado, a cidade perdeu a fábrica da Ford, no bairro Taboão, que após 52 anos de atuação, encerrou as atividades na cidade. Em janeiro deste ano, a Mangels confirmou a mudança da sede de São Bernardo, também após 52 anos, para a cidade de Três Corações, em Minas Gerais.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;