Turismo Titulo
Tempo de Colheita
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
14/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Cerca de 500 mil pessoas deverão visitar a cidade de Valinhos, a 90 quilômetros de São Paulo, a partir de sábado até o dia 31, para conferir as atrações da 61ª edição da Festa do Figo e Expogoiaba. Desta vez, o evento será realizado dentro da arena conhecida como Redondel, no Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini, com entrada gratuita.

Os organizadores estimam que 200 toneladas de frutas sejam comercializadas nesse período. Entre os espaços do parque destacam-se a Vila Italiana, onde a uva é macerada ao som de músicas típicas, a feira de artesanato, o parque de diversões e o botequim Saudosa Maloca, em que o visitante prova petiscos embalado por canções de um dos filhos ilustres de Valinhos: Adoniran Barbosa.

A programação ainda inclui desfile de cavaleiros, muladeiros e charreteiros pelas vias centrais da cidade no dia 24, às 8h; encontro de carros antigos; bailes gratuitos para a terceira idade aos sábados, das 19h às 23h; passeio ciclístico com prêmios para as bicicletas mais bem decoradas no dia 24, às 8h; e atrações itinerantes diariamente. Shows com bandas regionais, apresentações de dança, exposição de produtos agrícolas, leilão e comidas típicas completam o menu de atrações.

Conhecida como Capital Nacional do Figo Roxo, Valinhos integra o Circuito das Frutas paulista e oferece uma série de roteiros agroturísticos por propriedades rurais fartas em plantações de figo, goiaba, pêra japonesa, uva e seriguela. Nelas, o turista tem a oportunidade de colher a fruta no pé, degustar doces, comprar artesanato e conferir as produções de vinhos, licores e grapa (cachaça feita com a casca da uva).

SERRA GAÚCHA - Outra cidade que terá o figo como centro das atenções é Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. Nos dias 6 e 7, o município promove a 37ª edição da sua Festa do Figo com som do grupo Bom de Baile, apresentação da rainha e princesas do evento, exposição de produtos e máquinas agrícolas, festival de bandas no encerramento e, como reza a tradição dos pampas, churrasco no almoço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;