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Brutos, mas dóceis
Por Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
03/03/2010 | 07:00
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Ambos são utilitários esportivos, potentes, robustos, fortes e custam mais de R$ 150 mil. Porém, por incrível que pareça, possuem pequenas diferenças que podem ser determinantes na hora de bater o martelo e fechar a compra. Por isso, para ver quais são essas pequenas discrepâncias, colocamos frente a frente o Land Rover Freelander 2 e o Jeep Grand Cherokee Limited.

EDUCADO VS. SELVAGEM - Fabricado na Inglaterra, o Freelander 2 é um legítimo lord. Apesar do vigoroso bloco 3.2 24V de seis cilindros em linha a gasolina, que gera 233 cv e torque de 32,3 mkgf, o Land Rover é extremamente eficiente nas acelerações e retomadas sem precisar falar alto. É silencioso e dócil.

A transmissão automática sequencial de seis velocidades, com engates suaves, a tração permanente e os controles de estabilidade e frenagem - itens de série - completam a excelente dirigibilidade. Destaque para o seletor no console central que, a partir da necessidade do motorista, muda o comportamento do carro em diferentes tipos de terrenos.

Produzido na Áustria, o Grand Cherokee Limited é o oposto do Freelander. Com bloco 4.7 V8 16V a gasolina de 303 cv e torque de 45,3 mkgf, o Jeep grita para ser respeitado. O câmbio também é automático sequencial, mas de cinco marchas, o que não interfere em seu desempenho. Tração 4x4 com reduzida acionada por botão faz do índio um desbravador.

Mas, na hora de acelerar, ambos têm desempenho similar devido, principalmente, à diferença de peso. O Freelander é 435 quilos mais leve.

Freelander e Grand Cherokee representam escolas diferentes. O primeiro traz o DNA britânico. Mira o requinte e o conforto, mesmo sem ser enorme. O segundo usa a fórmula ‘E=C' (Espaço igual Conforto).

O Cherokee é 15 centímeros maior, mas tem três centímetros a mais de distância entre os eixos. O resultado é espaço interno para motorista e passageiros semelhante. Ambos transportam cinco pessoas de estatura média confortavelmente. O ganho do Jeep nas medidas se reflete no porta-malas, com 223 litros a mais.

Land Rover e Jeep são muito bem equipados. Entregam o requinte que os consumidores de SUVs desejam: ar-condicionado de duas zonas, direção hidráulica, computador de bordo, controlador de velocidade, bancos de couro, CD player com MP3, tela de LCD sensível ao toque e ajustes elétricos dos bancos. Porém, o Land Rover leva ligeira vantagem oferecendo nove air bags, contra oito do Cherokee, e rodas de liga leve de 19 polegadas, ante 17.

Curioso pelo preço? O Freelander é ligeiramente mais salgado, partindo de R$ 166,9 mil. O Grand Cherokee é exatos R$ 7.000 mais barato. E então, qual é sua cara?




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