Esportes Titulo
Copas se tornam o melhor atalho
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
17/01/2001 | 00:21
Compartilhar notícia


Além do Torneio Rio/São Paulo, mais quatro competições regionais terão abertura nesta quarta. Em comum o fato de dar a vaga aos campeões para a Copa dos Campeões, a que vai indicar um representante brasileiro para a Libertadores da América de 2002. Os outros torneios são o 1º Campeonato do Nordeste, a 2ªCopa Sul/Minas, a Copa Centro/Oeste e a Copa do Norte.

O torneio com maior número de equipes de ponta do futebol nacional é o Sul/Minas, que conta com Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio e Internacional como principais participantes. Cruzeiro e Grêmio, por exemplo, já conquistaram duas Libertadores, e Atlético e Internacional compõem a galeria dos campeões nacionais. O título dificilmente deixará de ser disputado entre os grandes mineiros e gaúchos. Os jogos desta quarta à noite serão Coritiba x Grêmio, em Curitiba; Internacional x Cruzeiro, em Porto Alegre; Atlético-MG x Atlético-PR, em Belo Horizonte; Figueirense x América-MG, em Santa Catarina; Paraná x Joinville, em Curitiba, e Caxias-RS x Marcílio Dias-SC, em Caxias do Sul.

O torneio do Nordeste vem com nova roupagem. Ganhou a denominação de campeonato e a televisão comprou os direitos, devendo pagar cerca de R$ 8 milhões aos 16 participantes. Os maiores favoritos são Bahia, Vitória e Sport Recife, mas há outras forças tradicionais da região, como Santa Cruz, Náutico, Fortaleza e Ceará. O problema é que o Juazeiro-BA ainda reivindica participação, o que pode causar problemas na rodada de abertura, quarta à noite, que tem programados os jogos Bahia x América-RN, em Salvador; Fluminense x Sport Recife, em Feira de Santana-BA; Sergipe x Vitória, em Aracaju; Santa Cruz x CRB, em Recife; Botafogo-PB x Náutico, em João Pessoa-PB: Ceará x Confiança-SE, em Fortaleza; CSA x Fortaleza, em Maceió, e ABC x Treze-PB, em Natal.

Goiás – Mas se existe um favorito disparado nas copas regionais é o Goiás, atual campeão da Centro/Oeste. A equipe treinada por Hélio dos Anjos, ex-Santo André, estréia contra o Comercial, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul). Os outros jogos desta quarta: Bandeirante x Serra-ES, em Brasília; Palmas x Gama, em Tocantins, e Vila Nova x Juventude-MT, em Goiânia.

Na Copa Norte, o São Raimundo, de Manaus, tenta o tricampeonato. A primeira rodada, hoje, terá Roraima x São Raimundo, em Boa Vista (Roraima); Gênus x Rio Branco, em Porto Velho (Rondônia); Maranhão x River, em São Luís-MA, e Nacional x Moto Clube, em Manaus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;