Memória Titulo
A homenagem que São Bernardo deve a José Mindlin

Uma sugestão ao prefeito Luiz Marinho e vereadores de São Bernardo: prestem uma homenagem a José Mindlin, dando o seu nome...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Uma sugestão ao prefeito Luiz Marinho e vereadores de São Bernardo: prestem uma homenagem a José Mindlin, dando o seu nome à atual Avenida 31 de Março, que interliga os bairros Paulicéia e Taboão.

A denominação da Avenida 31 de Março foi dada em 1969, o ano seguinte ao AI-5. Naquele tempo, é provável que nacionalistas como Mindlin, que apoiaram o regime, já olhassem com outros olhos os rumos políticos brasileiros. A data do 31 de março continuava a ser celebrada nos estados e municípios, majoritariamente administrados por políticos do partido oficial Arena.

Viriam os anos 1970, e o regime não se sustentou. O MDB (Movimento Democrático Brasileiro), frente oposicionista à Ditadura Militar, virou o jogo. E já não se fazia oba-oba em torno da data que derrubou João Goulart. José Mindlin, os Mesquita de O Estado de S. Paulo e tantas outras frentes que num primeiro momento apoiaram os militares agora defendiam bandeiras como o fim da censura e um desenvolvimento democrático do País.

Por sua vez, José Mindlin indicava caminhos, defendia os perseguidos políticos, mostrava que era preciso repensar a Nação. Jamais se calou ante os desmandos de um projeto fora dos trilhos. Daí porque sugerimos essa troca de denominação de avenida. Que ao menos se inicie uma discussão.

VIDA E OBRA

José Ephim Mindlin (São Paulo, 8-9-1914 - 28-2-2010). Advogado, empresário e bibliófilo. Ajudou no desenvolvimento da indústria automobilística, ao fundar a Metal Leve, com unidade em São Bernardo, à qual se dedicou até 1996.

Ao deixar a empresa, presidiu a Sociedade de Cultura Artística, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras e voltou a se dedicar à paixão iniciada ainda adolescente, de colecionar livros raros. Livros que, ainda em vida, doou à sociedade, via USP (Universidade de São Paulo).

Se o 31 de março passou, Mindlin será eterno. E São Bernardo, como o Grande ABC, podem e devem participar deste projeto.

Ribeirão Pires

José de Souza Rodrigues, o Xixa, é o entrevistado de hoje do programa Música de Personalidade, apresentado por Marcos Pedro na Rádio Pérola da Serra FM (87,5), entre 8h e 10h. Em pauta, a vida esportiva de Ribeirão Pires, que Xixa viveu como jogador de futebol, diretor da Liga Ribeirão-Pirense e como animador até hoje.

Trabalhadores

Nasce em 18 de março:

1905 - Francisco Alves. Natural de Corumbataí (SP). Operário da Rhodia Química. Residência: Rua Groelândia, 5.

Fonte: 1º livro de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 18 de março de 1980

Manchete - Ao completar um ano, governo promete ao povo dias melhores.

Indústria - 13ª Feira da Mecânica Nacional, no Anhembi, reúne 53 indústrias do Grande ABC.

Campanha salarial - Greve dos metalúrgicos pode começar dia 1º.

Futebol - Campeonato da Segunda Divisão, ex-Intermediária: domingo, Santo André 3, São João da Boa Vista 1, no Estádio Bruno Daniel; Aliança 2, Mococa O, no Baetão; Jabaquara 3, Saad 1, na Vila Belmiro.

EM 18 DE MARÇO DE...

1890 - Correio cria dois postos na região: estação de São Bernardo (hoje Santo André) e Ribeirão Pires.

1970 - Zagalo é escolhido o novo técnico da Seleção Brasileira.

SANTOS DO DIA

Anselmo, Cristiano, Narciso e Cirilo de Jerusalém.

São Cirilo (na estampa) viveu em Jerusalém (315-375). Bispo e doutor da Igreja. Escreveu as Catequeses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;