Setecidades Titulo Sucateados
SBCTrans tem ônibus com 14 anos de uso

Ao menos 14 coletivos operam, em S.Bernardo, com o dobro da idade máxima permitida

Daniel Macário
do Diário do Grande ABC
11/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Responsável pela operação do transporte público de São Bernardo, a concessionária SBCTrans tem permitido a circulação de ônibus com 14 anos de uso pela cidade, o equivalente ao dobro da idade máxima prevista (de sete anos) em contrato com o município – firmado em 1998. Ao longo da última semana, a equipe do Diário flagrou pelo menos 14 veículos nestas condições circulando em linhas na região do pós-balsa e Alvarenga.

O problema denunciado pelo Diário resultou, nos últimos dois anos, na aplicação de 1.612 infrações, por parte da administração municipal à concessionária devido ao descumprimento da renovação e manutenção da frota. Em média, duas multas foram lavradas pela Prefeitura por dia neste período. Não foram informados, entretanto, os valores cobrados e recebidos.

Os coletivos ano 2006 e modelo Marcopolo Torino GVU, que já pararam de ser comercializados, fazem parte da segunda leva de ônibus adquiridos pela concessionária para prestação de serviço na cidade. Atualmente, eles são os mais antigos dos 389 carros que operam no município. A idade média da frota é de 5,7 anos.

Em sua maioria, os coletivos velhos têm circulado em linhas na região do pós-balsa, nos bairros Tatetos, Capivari, Santa Cruz e Taquacetuba, área carente de São Bernardo. O local, inclusive, foi cenário de acidente que envolveu ônibus da concessionária com 20 anos de uso, em junho do ano passado, e que deixou quatro vítimas fatais e outros dois feridos. Na oportunidade, apuração aberta pela Prefeitura constatou que a causa principal do acidente foi que o veículo de passeio que colidiu contra o coletivo trafegava na contramão.

>“Desde quando me conheço por gente só colocam ônibus sucateados aqui no pós-balsa. Com frequência, somos obrigados a descer dos veículos quebrados e que circulam sem segurança alguma”, relata o motorista Gernazio Oliveira Filho, 68 anos.

Embora a população local já tenha feito série de reivindicações para renovação da frota, nos últimos dias a equipe do Diário flagrou ônibus com pneus carecas, vidros quebrados e painel danificados nos carros de placas DBC 5465, DBC 5441, DBC 5485, DBC 5430 e DBC 5435.

“Quando um ônibus quebra, vem outro pior. Isso sem contar que o tempo de espera aqui chega até 30 minutos. Sinceramente, não entendo por que deixam esses ônibus velhos circulando aqui, enquanto, no Centro, os ônibus são novos”, desaba a cozinheira Lucivania Vieira, 31.

Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de São Bernardo disse que a frota “está sendo constantemente renovada e modernizada”. “Nos últimos 16 meses, 105 ônibus foram entregues pela SBCTrans. Procurada desde a última semana, a SBCTrans não retornou aos contatos do Diário até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;