Setecidades Titulo Após reforma
Hospital Albert Sabin será reaberto neste mês

Necessidade de novos reparos atrasou reforma da unidade de saúde de S.Caetano, fechada desde 2017

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
01/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Fechado desde setembro de 2017 para reforma, o Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no bairro Santa Paula, em São Caetano, teve o prazo de reabertura adiado novamente pela administração. De acordo com a Secretaria de Saúde, devido à necessidade de novos reparos no equipamento, identificados conforme o avançar dos trabalhos, o complexo, que previa o retorno das atividades para fevereiro, deverá voltar a atender pacientes neste mês, ainda em data a ser definida.

Conforme apurado pelo Diário, um dos obstáculos encontrados pela administração teria sido a instalação do sistema do prontuário eletrônico, que permitirá maior agilidade no atendimento de 1.000 pacientes que deverão passar pelo hospital diariamente.

Entre os serviços ainda pendentes para serem executados no momento estão obras de acabamento e jardinagem na parte externa do hospital, além de montagem de mobiliário, como recepções e postos de enfermagem.

As intervenções, orçadas em R$ 3 milhões, estão sendo custeadas pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) como contrapartida pela utilização de equipamentos da rede municipal de saúde para atuação dos alunos do curso de medicina da instituição de ensino.

Embora a Prefeitura de São Caetano destaque que não há prejuízo ao atendimento dos pacientes durante o andamento da obra, já que eles estão sendo redirecionados para outras unidades, moradores da cidade afirmam enfrentar diariamente série de transtornos com a obra. Isso porque usuários do serviço têm tido que se deslocar até o Hospital São Caetano, longe 2,5 quilômetros do Albert Sabin, em busca de atendimento de emergência e urgência. “É um hospital fora de mão e que as pessoas não estão acostumadas a ir”, relata o analista de comércio exterior aposentado João Valência, 69 anos.

Vizinho da obra, o aposentado Antônio Pádua, 73, diz que espera por melhorias. “Se for para ter melhor atendimento, acho válida qualquer reforma.”

A expectativa é a de que, com a reabertura do Hospital Albert Sabin, o número de leitos de internação da unidade dobre, passando de 20 para 37 vagas. Além disso, o complexo ganhará a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade, em área anexa ao hospital. Com o novo equipamento, a Prefeitura fará divisão de pacientes com base na cidade de origem. Enquanto a UPA funcionará como porta aberta, o hospital terá acesso especial a moradores de São Caetano.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;