Economia Titulo
Grupo que controla o Sé busca parceiro financeiro
Do Diário do Grande ABC
12/06/2000 | 13:12
Compartilhar notícia


O grupo português Jerônimo Martins - que no Brasil controla o Grupo Sé - está em busca de um parceiro financeiro para seu setor de supermercados. "É intençao do grupo constituir uma sub-holding para a área com a eventual participaçao de um parceiro financeiro", afirma Sara Miranda, porta-voz da Jerônimo Martins. A nova sub-holding deverá abranger tanto as atividades em Portugal como em outros mercados como o Brasil e a Polônia. Além de supermercados, o grupo também atua na área da indústria alimentar em Portugal.

O motivo da reestruturaçao é o fim próximo do acordo com os holandeses da Ahold, que detém 49% das empresas de supermercados do grupo em Portugal. No Brasil, onde os dois grupos atuam independentemente, a Ahold é proprietária dos supermercados Bompreço, com forte presença no Nordeste.

A ruptura definitiva com o Ahold poderá acontecer numa reuniao marcada para setembro. A grande divergência está ligada à diferenças na avaliaçao do valor das operaçoes em Portugal. Na reuniao, os portugueses poderao exercer sua "call option" - opçao de recomprar a parte vendida anteriormente. A avaliaçao é que o fim da aliança deverá custar aos portugueses cerca de 700 milhoes de euros. A aliança entre os dois grupos vem desde 1992, mas nos últimos meses já estao atuando separadamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;