Memória Titulo
Os engenheiros reunidos: Santo André presente

Início da década de 1980. Associados do Clube de Engenharia do ABC e seus amigos promoviam...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
24/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Início da década de 1980. Associados do Clube de Engenharia do ABC e seus amigos promoviam mais um encontro anual de confraternização no sítio do arquiteto Jorge Olavo dos Santos Bomfim, em Palmeiras, Suzano. Como sempre, o futebol seguido de churrasco e chope. Neste dia, foi batida uma foto.

A imagem faz parte do acervo de Carlos Alberto Ciancagli, o Carlinhos, e foi trazida à coluna pelo nosso colaborador Humberto Moura. Presentes, representantes de famílias antigas e de raízes de Santo André, do Moreno do vôlei ao doutor Awada, o Bimbo do Panelinha.

Domingo, 24 de maio de 1959

Imprensa - Por ordem da Comissão Técnica de Rádio, é interditada a Rádio Clube, de Santo André, sob alegação de atentado à moral e transmissão de palavrões. Agentes do Departamento de Correios e Telégrafos lacram os transmissores da emissora.

News Seller se manifesta: "É um descrédito à imprensa livre".

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 24 de maio de 2009

Manchete - Governo anuncia pacote de ajuda à agricultura

Imprensa - Com foto em primeira página, a notícia da greve dos jornalistas. "Enquanto perdurar a greve dos jornalistas, a direção do Diário reafirma sua determinação de não interromper a circulação do jornal, em respeito ao leitor".

EM 24 DE MAIO DE...

1844 - Samuel Morse transmite pela primeira vez uma mensagem por meio de seu invento, o telégrafo.

1829 - A encíclica de Pio VII proíbe as sociedades secretas, ataca a liberdade dos cultos e do ensino e o casamento civil.

1969 - A Apolo-10 faz voo rasante em torno da Lua.

SANTOS DO DIA

Senhora Auxiliadora, Davi I da Escócia, Domiciano, Rogaciano, Vicente de Lerins, Manuel Gomes Gonzáles e Adílio Daronch.

A invocação a Nossa Senhora Auxiliadora foi acrescentada à Ladainha Lauretana pelo papa São Pio V, em ação de graças pela vitória das armas cristãs em Lepanta, no ano de 1571.

Vicente Lerins era francês. Sacerdote, no ano 434 escreveu a sua Advertência contra os hereges.

HOJE

Dia do Telegrafista, Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Café, Dia Nacional do Milho, Dia Nacional do Cigano, Dia do Detento e Dia do Vestibulando.

Imigração

A viagem das palavras: cartas, diários e testemunhos escritos dos emigrantes italianos. Exposição do Memorial do Imigrante. Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 (perto da estação Bresser do Metrô). Visitação: de terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; às quintas-feiras, até 20h. Informações: 2692-7804 e 2692-2497. Até 28 de junho.

ALMANAQUE

Heleni Barreiro Fernandes de Paiva Lino

Nascimento: São Caetano, 24 de maio de 1948.

Vereadora: 1993 a 2008.

Partidos: PT e PDT.

Preocupa-se com a questão da moradia, da criança e adolescente, dos portadores de deficiência, mulheres, LGBTT, idosos. Advogada e professora, montou e coordenou na prefeitura o Serviço de Assistência Jurídica, Defesa do Consumidor e Orientação Comunitária (primeira gestão Celso Daniel).

Antonio Sebastião da Silva

Nascimento: Careaçu (MG), 24 de maio de 1940.

Vereador: 1973 a 1983.

Partido: Arena.

Dedicou-se às questões sociais, como as do menor abandonado e lutou pela criação de uma secretaria voltada ao bem-estar social. Cirurgião-dentista formado em Alfenas (MG) em 1962. No ano seguinte, veio para Santo André e montou consultório.

Quermesse do Rudge

Hoje é o terceiro dia da quermesse de São João Batista, em Rudge Ramos, 80 anos de tradição. Alex Maganha, o historiador da quermesse, nos oferece duas notícias:

1 - Há dois anos que a festa é realizada também às sextas-feiras, uma forma de dividir o público, já que o espaço é restrito.

2 - Desde 2002 não é registrada qualquer ocorrência de violência durante a festa, que foi totalmente reformulada e padronizada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;