Palavra do Leitor Titulo
Neste Natal vai faltar alguém?

Para você o Natal significa reunião da família? E como você vai passar o Natal neste ano? Sozinho ou com a família? Muitas pessoas se...

Dgabc
24/12/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

Neste Natal vai faltar alguém?

Para você o Natal significa reunião da família? E como você vai passar o Natal neste ano? Sozinho ou com a família? Muitas pessoas se sentem ‘estranho no ninho' por não ter as mesmas emoções de alegria e entusiasmo que as demais pessoas que o cercam. Para quem está só ou desacompanhado muitas vezes esse sentimento de desamparo e desânimo é disparado pela aproximação das festas de fim de ano e isso gera tristeza. Natal e encontros de família, para essas pessoas, podem se transformar nos momentos mais tristes e difíceis de suportar.

Em muitas famílias neste ano vai faltar alguém. Porque o jovem foi para o Exterior fazer intercâmbio ou viajar com os amigos. O cunhado extrovertido, alegria da festa, que se separou da mulher neste ano não virá. Ou ainda o tio que brigou com alguém da família e não quer participar da festa. Ou alguém que morreu e vai fazer muita falta...

Neste ano vai faltar alguém? Fisicamente pode ser que sim, mas estará presente em sua mente através das recordações dos bons momentos vividos, estará presente em seu coração, através do contentamento das experiências compartilhadas e até mesmo da saudade...

Mas até mesmo a percepção dessa ausência faz com que você conecte-se consigo, então, poderá prestar atenção no que sente e também perceber o que acontece a seu redor: a alegria do ambiente, as outras pessoas que o cercam e que são importantes para você. Perceber que você está presente na vida delas, porque você é importante! Quem não está aqui é insubstituível, mas quem ficou é necessário e esse momento merece ser compartilhado.

Abra-se para o amor ao próximo e a si mesmo e então você pode encontrar alguém que tem o poder de transformar sua vida. É uma pessoa muito especial... você! Isso mesmo, a pessoa que passou todos esses natais com você, esteve ao seu lado nos momentos bons e ruins: você!

Agradeça por suas conquistas, sua saúde, sua família e peça fortalecimento, esperança, fé e amor. Paz e harmonia preencherão seu coração, sentimentos que o sintonizarão com o real significado do Natal: amor. E o essencial: lembre-se de dedicar minutos para o aniversariante: Jesus.

Feliz Natal e um próspero Ano-Novo!

Cláudia Gravalos dos Santos é psicóloga e palestrante.

Palavra do Leitor

Boas-Festas

O Diário recebe e retribui votos de Boas-Festas a Pecchio Gestão e Consultoria; Arteiras Comunicação; Ciesp-SBC (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - São Bernardo); Hitoshi Hyodo; Mauro Miaguti; Cláudia Barberini Jr.; Julianne Longo; Assessoria de Comunicação Social - Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo; Ricardo Liguori; Perspectiva Comunicação; Patricia Carbonell; Berg Eventos e Negócios; Adriana Martins; Débora Creutzberg; F&M ProCultura; Conecte Comunicação; WN Brazil Communication; Detona Ralph; XComunicação; Alexandre Tsuneta; Ofício das Letras; Adriana Monteiro; Luciano Prandini; Nany Gottardi; Valentina Aires; Yara Vashu; GHR Mídia Digital; deputado estadual Itamar Borges; Fire Mídia Comunicação e Imprensa; Natália Farah.

Obra do PAC

Não sou engenheiro tampouco arquiteto, mas atrevo-me a dizer que qualquer pessoa de bom-senso vai se assustar com as obras de contenção nas encostas dos morros que estão sendo realizadas na extensão do rio próximo ao shopping de Mauá. Andaimes estão servindo para os operários aplicarem camada de concreto e isso direto no barro, não estão fazendo nenhum rebaixamento ou taludes. E isso com recursos do PAC e, pelo jeito, todo esse dinheiro vai rolar morro abaixo e virar lama, pois não há sustentação. Ao invés de fazer tal obra, deveriam realizar plano de habitação e retirada dos moradores, pois quem autorizou as construções de alvenaria foram todos prefeitos da cidade, ninguém constrói uma casa de um dia para outro. Na verdade, sempre fizeram vistas grossas para simplesmente angariar votos.

Ailton Gomes, Ribeirão Pires

Para o fim

Enfim, 21/12/12 chegou, passou e o mundo não acabou. Mas esse fato não nos autoriza a continuar esta degradação do planeta na velocidade que estamos indo. O desmatamento, a poluição dos rios e mares, o uso excessivo dos recursos naturais e a superpopulação estão levando a fome a mais de 1 bilhão de pessoas pelo mundo afora. A continuar por este caminho, o fim da humanidade será realidade! Estamos vivendo momentos conturbados em quase todo o mundo, que terão consequências imprevisíveis, fenômenos climáticos e homens se digladiando etc. O caminho é o respeito ao meio ambiente e, em consequência, às pessoas. Não podemos continuar a tratar os dois como estamos fazendo, com tanta indiferença. A reação da natureza e a do homem é previsível. Os dois agem de forma violenta.

Antônio Carlos Guertas, São Bernardo

Enchentes

Moro em São Bernardo há mais de 60 anos, sou nascido aqui, e muito me orgulha essa cidade. Mas tem um probleminha de enchente já há muitos anos, e parece-me que não se consegue saná-lo, pois todos os anos, nesta temporada de chuvas, a gente acaba ficando parado horas aguardando a água abaixar. São centenas de veículos parados, gastando combustível à tôa, e deixando os motoristas estressados. Trata-se de um local que todos munícipes, políticos etc sabem, que é a região do Paço e a Rua Jurubatuba. Por favor, será que não existe ninguém na Prefeitura com capacidade de resolver esse problema? Acho que falta de verba não é! Talvez seja falta de interesse.

Ivanir de Lima, São Bernardo

Rua Massaranduba

Infelizmente, os moradores do Parque João Ramalho, em Santo André, não são os mais limpos da região. Lamentável a quantidade de detritos que é despejada todos os dias em frente ao número 491 da Rua Massaranduba. Móveis velhos, sacos com restos de construção, colchões, antenas e até fraldas. Isso porque tem um mural do Semasa proibindo o descarte de entulho no local, mas ninguém respeita. As pessoas não têm consciência do que essa falta de cidadania pode provocar proliferação de ratos, pombos, baratas, mosquito da dengue, pernilongos etc. Isso sem falar que atrapalha a passagem das pessoas, que são forçadas a contornar o trecho pela rua, aumentando assim os riscos de acidente com veículos. Além de tudo, é rua onde trafega a Linha T16 de transporte coletivo. E não foi uma única ocorrência, o Semasa já limpou o lugar várias e várias vezes, mas o ciclo continua, ou seja: o Semasa limpa e depois de uma semana está tudo amontoado de novo; nova limpeza, nova falta de cidadania e respeito. E continua até hoje. Na minha opinião, a Prefeitura deveria tomar providência e punir os infratores, porque isso não é coisa que se faça. Total falta de respeito com a cidade e com o próximo.

Aparecida Morpheus Panini, Santo André




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;