Imagine um lugar em que adolescentes de 130 países podem trocar experiências sobre a cultura de diversas regiões do planeta: dois estudantes brasileiros tiveram essa sorte. Ana Carolina Sorgensrei, 16 anos, e Ricardo Sossella, 15, de Curitiba, foram escolhidos para participar do Friendship Camp (Acampamento da Amizade), que ocorreu em dezembro em Cingapura, na Ásia.
O evento, que reuniu cerca de 400 estudantes, foi promovido pelo comitê organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado em Cingapura, em 2010. A seleção foi bem rigorosa. Além de praticar esportes, tinham de ter boas notas, bom comportamento e fluência em inglês.
Ricardo conta que, em Cingapura, os dias eram cheios de atividades, com gincanas em equipe. "O trabalho em grupo é importante e muito mais difícil. Aprendi a dar mais valor às amizades", diz o garoto, que ficou impressionado com o povo daquele país e o respeito que tem com a natureza.
Ana aprendeu esgrima e tchuckball (parecido com handebol, mas no qual não se pode tocar no adversário). Eles também assistiram a palestras com atletas olímpicos, como os corredores jamaicanos Asafa Powell e Dexter Lee e o nadador australiano Michael Klim. "Lá aprendemos a respeitar outras culturas e a valorizar a nossa. Fiz amizade com gente de vários países. Trocamos endereços de e-mail e facebook", conta Ana.
Jogos teen
O Acampamento da Amizade antecede à realização dos primeiros Jogos Olímpicos da Juventude 2010, que serão realizados de 14 a 26 de outubro em Cingapura. Cerca de 3.000 atletas de 14 a 18 anos, de todo planeta, participarão do evento, criado em 2001 pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).
A ideia é que as Olimpíadas teen ocorram a cada quatro anos. O local da próxima, em 2014, ainda não está definido. Antes disso, em 2012, ocorrerão os primeiros Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, na Áustria.