Esportes Titulo Convocação
Willian é único representante do Grande ABC na lista de Tite

Com Cássio, Fagner e Pedro Geromel, técnico divulga convocação para Copa sem surpresas

Anderson Fattori
João Victor Romoli
15/05/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Fernando Frazão/ Agência Brasil


Estão definidos os 23 jogadores que vão defender o Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Tite anunciou ontem, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o grupo que ele espera que possa apagar o vexame do Mundial de 2014 e trazer o tão sonhado hexacampeonato. A lista não tem muitas novidades e dois nomes que não são unanimidade: Fred e Taison, ambos atletas do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O Grande ABC terá apenas um representante: Willian, do Chelsea, nascido em Ribeirão Pires.

Tite tinha poucas dúvidas e disse que discutiu nomes até meia hora antes do anúncio oficial. Cássio ficou com a última vaga entre os goleiros, Fagner foi confirmado no espaço aberto por Daniel Alves, lesionado, e Pedro Geromel ganhou a disputa entre os zagueiros.

O próprio treinador assumiu que haveria críticas e explicou de forma geral suas escolhas. “Por vezes a escolha é por um detalhezinho, versatilidade e velocidade”, argumentou.

A lista é resultado de quase dois anos de trabalho. Desde que convocou a Seleção Brasileira pela primeira vez, em agosto de 2016, Tite e sua comissão técnica assistiram a 251 partidas nos estádios e fizeram 75 visitas a clubes para conhecer os aspectos dos jogadores que vão além do gramado. Por conta de tudo isso, o treinador garante que está em paz com suas escolhas. “Tudo o que conseguimos fazer foi em cima de acompanhamentos e dados. Isso me dá uma tranquilidade muito grande”, constatou o treinador.

Entre as ausências na lista, a mais sentida foi a do atacante Luan. Cotado para aparecer na vaga que ficou com Taison, o gremista terá de assistir à Copa do Mundo pela TV, assim como seu companheiro de clube, o volante Arthur. Além deles, o goleiro Vanderlei, do Santos, o lateral-direito Marcos Rocha, do Palmeiras, e o meia Rodriguinho, do Corinthians, eram outros nomes que tinham expectativa de figurar na lista.

“Existe concorrência, respeito e reconhecimento. Mesmo chateados, aqueles que não foram têm o nosso reconhecimento e ainda poderão ganhar sequência na Seleção. Havia muitos jovens que poderiam estar na Copa”, assumiu Tite, que também definiu outra lista com mais 12 nomes reservas. Destes, o técnico divulgou só o nome do zagueiro Dedé, do Cruzeiro.

PROGRAMAÇÃO

A Seleção Brasileira se apresentará segunda-feira para período de treinos em Teresópolis. Nessa primeira fase, acontecerão avaliações físicas e os primeiros treinos com bola. Mas o grupo não estará completo. Casemiro e Marcelo, do Real Madrid, e Roberto Firmino, do Liverpool, só se apresentarão na Europa, dia 26 de maio, pois participarão da final da Liga dos Campeões da Europa, em Kiev.

A delegação viaja para Londres dia 27 e fará a fase final de preparação até 8 de junho, incluindo amistoso contra a Croácia, dia 3, em Liverpool. Dia 9, o grupo viaja para Viena, onde pega a Áustria, dia 10 de junho. O embarque para Sochi, quartel-general da Seleção na primeira fase, será depois da partida.

O Brasil estreia na Copa dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov On Don. Depois, pega a Costa Rica, dia 22, em São Petersburgo, e encerra a participação no Grupo E contra a Sérvia, no dia 27, em Moscou.


Treinadores da região sentem a falta de alguns jogadores

Em meio a algumas dúvidas e pensamentos distintos, os técnicos que comandaram os times do Grande ABC neste primeiro semestre aproveitaram para comentar a convocação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo. Pintado, do São Caetano, Wilson Júnior, do São Bernardo, e Sérgio Soares, que comandou o Santo André, mas atualmente está sem clube, concordaram com a maioria dos relacionados por Tite, mas sentiram a falta de alguns nomes.

Na visão dos três, a principal ausência na convocação foi o atacante Luan, do Grêmio, campeão dos Jogos Olímpicos em 2016 e eleito o Rei das Américas, após a conquista da Copa Libertadores do ano passado. Setores de ataque e meio-campo também foram motivos de questionamentos do trio.

Para o treinador do Azulão, aliás, mudança também poderia ter sido feita na zaga. “Mais de 90% já eram esperados, o momento da maioria desses jogadores é muito bom. Cada técnico tem seu pensamento. Para mim é importante o momento. O Taison, por exemplo, é uma dúvida para todos. Eu optaria pelo Luan. Acho que ele não poderia ficar de fora. O Thiago Silva não vejo necessidade, já que não creio que precisa dessa experiência, até pelo que ele já fez dentro da Seleção”, disse o técnico, que prepara o Azulão para a disputa da Copa Paulista, a exemplo de Wilson Júnior, no Tigre, que preferiu destacar a coerência de Tite.

“Ele foi justo. Não podemos negar que foi muito coerente e eu não mudaria muita coisa. Concordei, principalmente, com a convocação do Cássio. Pelas conquistas que ele tem na carreira é um goleiro que vive de decisões, jogador de confiança do Tite, assim como o Fagner. É um lateral que ataca bem e ele conhece. O treinador gosta de trabalhar com atletas que já os conhece, isso facilita. Acho que a maior disputa vai ser com a Alemanha, já que é um time bem preparado. Temos muitas chances de sermos campeões”, falou.

Diferentemente dos dois colegas, o técnico Sérgio Soares apontou mais concorrentes do Brasil na disputa pelo título. “Vejo a Seleção entre as principais equipes, mas França, Espanha e Alemanha também estão muito fortes. Não descarto também a Bélgica. Não tem a força da camisa, mas pode surpreender. Em relação aos jogadores, faltou o Luan, que é destaque aqui no País há tempos. Muitos falavam do Arthur também, mas acho que ele não está preparado ainda para esta Copa. A lesão do Daniel Alves também deixou um problema, mas acho que o Tite foi coerente. O Fagner e o Danilo eram os nomes mais adequados porque ele se preocupa com a estatura. É bom ter duas opções na mesma posição”, afirmou o técnico, que não continuará no Ramalhão na Copa Paulista.


Atletas festejam convocação para a Copa do Mundo nas redes sociais

Mesmo tendo 15 jogadores confirmados de forma antecipada na lista pelo técnico Tite, a convocação da Seleção Brasileira ainda pegou atletas de surpresa, que usaram as redes sociais para comemorar o momento.

O zagueiro Geromel, por exemplo, estava com o elenco do Grêmio quando recebeu a notícia. “É o momento mais alto da minha carreira, o sonho de criança de todo jogador de futebol. É a sensação de que tudo vale a pena. Quando se é correto, as coisas funcionam a seu favor”, disse ele, que teve o discurso endossado pelo goleiro Cássio. “Uma convocação que vem para gratificar todo o trabalho realizado. Será uma honra vestir a camisa do Brasil na Copa do Mundo”, comemorou.

Questionado pelos torcedores, o atacante Taison preferiu relembrar o caminho percorrido. “Estou realizando um sonho de criança. Não só meu, mas de todos do bairro Navegantes, de Pelotas”, afirmou.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;