Contexto Paulista Titulo
Uma ação contra o tráfico de pessoas

A novela Salve Jorge, da Rede Globo, popularizou com o drama da personagem Morena a discussão nacional sobre o tráfico de pessoas

Por Wilson Marini
31/01/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


A novela Salve Jorge, da Rede Globo, popularizou com o drama da personagem Morena a discussão nacional sobre o tráfico de pessoas e seus efeitos perversos, como o trabalho escravo. Nesta semana, o governador Geraldo Alckmin sancionou lei que impede o funcionamento por dez anos de empresas que forem flagradas explorando mão de obra em condições análogas à escravidão. Com a medida, todas as partes da cadeia produtiva serão responsabilizadas, fechando o cerco sobre a terceirização ilegal. Com a inscrição cassada no cadastro de contribuintes do ICMS, os empresários serão impedidos de entrar com novo pedido de registro e de exercer o mesmo ramo de atividade por uma década.

Exemplo ao País

A iniciativa foi elogiada pela relatora da ONU (Organização das Nações Unidas) Gulnara Shahinian. Segundo ela, a lei não apenas declara tolerância zero com a escravidão em São Paulo, como também abre caminho para que outros Estados brasileiros sigam o exemplo. Na segunda-feira foi comemorado o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Rota paulista

São Paulo é a principal rota de passagem de imigrantes e brasileiros para o Exterior. Das 77 vítimas de tráfico de pessoas registradas oficialmente no Estado em 2012, 59 eram exploradas em condições degradantes na indústria têxtil, agronegócio e construção, e entre elas existiam seis crianças e dois adolescentes. Bolivianos e paraguaios estão entre as principais vítimas estrangeiras. Segundo o governo federal, de janeiro a outubro de 2012 foram resgatados 193 trabalhadores em obras da construção civil e 31 em oficinas de confecção no País. Autoridades consideram que o número real seja maior.

Expresso ABC

A Secretaria de Transportes Metropolitanos publicou no dia 24 chamada pública a empresas interessadas em realizar estudos para a obra da ligação ferroviária Expresso ABC, que interligará a Capital a Santos com percurso via São Caetano, Santo André e Mauá. No Grande ABC, as obras, com 25,4 quilômetros, estão previstas para 2014, com conclusão em 2016, quando deverá ser iniciada a construção do segmento de 50 quilômetros até Santos. Passageiros do Litoral poderão utilizar a linha a partir de 2019. Toda a rede será concluída em 2020.

Aquecedor solar

Foi lançado em São Bernardo um programa de capacitação de moradores para a instalação de aquecedores solares de baixo custo. O projeto foi elaborado pela ONG Sociedade do Sol e prevê a instalação de 50 unidades do equipamento. As famílias que participarem do projeto aprenderão a produzir o próprio aquecedor. O conjunto é composto por um kit de caixa de água, tubos de PVC e placa modular.

Economia de energia

O aquecedor solar de baixo custo pode gerar economia na conta de energia. Augustin Woelz, da entidade, calcula que se for uma casa com poucos aparelhos elétricos, a economia pode ser de até 50%. Segundo ele, o intuito do projeto não é comercializar os aquecedores, mas ensinar as comunidades carentes a produzir o próprio equipamento. Além das 50 famílias, cinco creches e quatro albergues receberão os aquecedores solares.

Era digital

O governo do Estado planeja a implantação de conteúdo digital interativo em todas as escolas do Estado, nas séries do Ensino Fundamental 2 e nas três séries do Ensino Médio. Ao todo, são cerca de 3,3 milhões de alunos e 163 mil professores. O projeto inclui desenvolvimento de conteúdo digital interativo com base na matriz curricular pedagógica da Secretaria de Educação; instalação de lousas digitais, computadores, servidores, datacenter, manutenção preventiva e assistência técnica às escolas. O investimento é de R$ 1,5 bilhão.

Investimentos

O projeto é um dos apresentados em Londres por missão especial esta semana com o objetivo de tentar atrair investimentos em PPPs (Parcerias Público-Privadas). Oito projetos, que somam R$ 40 bilhões, foram apresentados a representantes de empresas de infraestrutura, bancos, consultorias e fundos britânicos ou com representação na capital londrina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;