Memória Titulo Homenagem
Porque hoje é o Dia Internacional da Mulher
Ademir Medici
08/03/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


 “Empreiteiros e trabalhadores. Próximo à Estação do Rio Grande, a São Paulo Railway (SPR). Fazenda de São Joaquim. Precisam-se de empreiteiros e trabalhadores para o serviço de terra, na construção de uma estrada de ferro, e para corte e transporte de lenha. Devido ao grande vulto dos trabalhos, pagam-se os melhores preços. Trata-se à Rua Direita, nº 2, Palacete Tietê, sala nº 19”.

Cf. anúncio publicado em O Estado de S. Paulo, página 11, edição de 7 de março de 1918.

 

 

Na trilha da pedreira

Texto: Karina Cezar

 

O dia 12 de janeiro de 2018 foi muito especial. Fez um ano que realizamos o nosso primeiro trabalho.

Recepcionamos e monitoramos os colaboradores do Colégio Arbos, na trilha da Pedreira, logo após a finalização do curso ‘Ecoturismo na Pedreira’.

Foi um dia incrível, com muita diversão e alegria. Iniciamos com um alongamento, depois fizemos uma leve caminhada ao redor do bairro, depois a trilha e finalizamos com um almoço no clube da Pedreira.

 

SALVE A MULHER

Neste Dia Internacional da Mulher, imagens de mulheres em maioria percorrendo as trilhas do bairro da Pedreira, em Rio Grande da Serra. O mesmo espaço geográfico pensado há um século quando se idealizava uma nova estrada de ferro e a então Estação do Rio Grande vivia também da exploração da lenha. O meio ambiente resistiu.

 

KARINA

Jovem, Karina Cezar nos foi apresentada durante o 14º Congresso de História do Grande ABC, Rio Grande da Serra 2017. Desde então ela passou a ser leitora assídua desta página Memória, difundindo o que aqui se escreve aos seus companheiros. Ela é a grande divulgadora da Ecotour Rio Grande.

 

VÂMO LÁ...

Retrato, caminhada, saudação, ginástica. Rio Grande da Serra demonstra outra faceta do Grande ABC. Fábricas? Prédios? Avenidas? Loteamentos? Ok, mas temos também uma linda natureza. Vocês conhecem a Trilha da Pedreira? Fotos tiradas em 12 de janeiro de 1918

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 8 de março de 1988 – ano 30, edição 6695

Manchete – Fernando Milliet, do Banco Central, e Camilo Calazans, do Banco do Brasil, deixam o governo

Grande ABC – Região condena posição do Estado contra a Billings.

Editorial – Billings está oficialmente condenada à morte

O Julgamento dos prefeitos – Diário ouve 70 moradores de Rio Grande da Serra, que dão nota 1,3 à administração do prefeito William Valério Ramos.

Campeonato Paulista – Domingo, no Estádio Bruno Daniel, EC Santo André 2, Internacional de Limeira 2.

Polícia – Dono de bar assassinado a tiros na Vila Nogueira, em Diadema, ao cobrar conta.

 

Em 8 de março de...

1918 – A guerra. Do noticiário do Estadão: a situação na Rússia. Transferência do governo de Petrogrado para Moscou.

1933 – Nasce, em Pedralva (Minas Gerais), Manoel Ribeiro da Silva, hoje nome de restaurante em São Bernardo, o Restaurante do Mané. Sessenta e cinco anos residindo e trabalhando em São Bernardo.

1978 – Jornalista Valdenízio Petrolli, do Diário, vence o concurso Rondon de Reportagens. Recebe o prêmio em Brasília, no Ministério do Interior.

1990 – Estado tomba o Haras São Bernardo, em Santo André, às margens do Córrego Taioca.

Nota da Memória – Não basta tombar, é preciso cuidar.

 

Santos do Dia

João de Deus

Herênia

Filêmon

 

Município Paulista

Hoje é o aniversário de Tietê. Em 1842 a Freguesia da Santíssima Trindade de Pirapora, atualmente a cidade de Tietê, foi elevada à categoria de vila com a denominação de Pirapora do Curuçá.

 

Hoje

Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Cor




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;