Nacional Titulo
Substância reduz 30% a mortalidade por insuficiência cardíaca
Por Do Diário do Grande ABC
28/07/1999 | 21:48
Compartilhar notícia


Um estudo internacional, que contou com a participaçao do Brasil, descobriu que uma substância conhecida, chamada espironolactona, reduz em até 30% a mortalidade de pacientes com insuficiência cardíaca. Esse problema atinge entre 10 milhoes e 12 milhoes de brasileiros. Nos casos mais graves, a soluçao está no transplante. Com o uso da substância, os médicos podem estabilizar o estado do paciente sem que haja a necessidade de cirurgia.

A pesquisa, coordenada no Brasil por José Antonio F. Ramires, cardiologista do Instituto do Coraçao (Incor), em Sao Paulo, avaliou 1.663 pacientes de 15 países. No Brasil, 372 doentes foram acompanhados por 34 médicos de vários Estados. Segundo Ramires, o estudo constatou que a espironolactona, produzida comercialmente pelo Laboratório Searle, com a marca Aldactone, reduziu o risco da progressao da insuficiência cardíaca em 34%.

Quando um paciente tem insuficiência cardíaca, o corpo tenta compensar a falta de força com que o coraçao bombeia o sangue. Para isso, produz aldosterona, que retém água no corpo, o que ajuda o bombeamento, mas provoca fibrose no coraçao, piorando o quadro do paciente. A fibrose é um processo de cicatrizaçao que, quando ocorre em excesso, como no caso da insuficiência cardíaca, passa a ser agressivo ao corpo.

O Aldactone bloqueia os receptores de aldosterona nas células, impedindo, assim, que a substância atue no corpo. "Esse remédio abre espaço para uma nova classe de remédios que nao se conhecia antes do Aldactone e que poderá ajudar muito os pacientes cardíacos", disse Ramires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;