Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Quando foi inventado o primeiro carro?

Evolução do automóvel passou por diferentes épocas e pontos do planeta

Por Tauana Marin
18/06/2017 | 07:09
Compartilhar notícia
Arquivo pessoal


O primeiro carro a motor, parecido com o que utilizamos nos dias de hoje e que funciona à base de combustível, como a gasolina, surgiu em 1862. A inovação veio por meio do alemão Nikolaus Otto (1832-1891), responsável por criar o primeiro motor de combustão interna. 

Nesta época, o combustível era comprado nas farmácias, já que não existiam postos para abastecimento. Os carros faziam muito barulho e, por isso, pessoas saíam à frente dos veículos com bandeiras avisando que o carro iria passar. Nessa época, o veículo era artigo de luxo devido a seu altíssimo custo.

No entanto, antes do carro a combustível, foi o francês Nicolas Cugnot (1725-1804), em 1770, que produziu o que pode ter sido o primeiro transporte a vapor do mundo, um veículo de três rodas feito de madeira. O vapor de um caldeirão quente (do tamanho de uma caixa-d’água, que ficava na frente do veículo) era o responsável por movimentar um pistão e fazê-lo andar. Neste formato, o carro não fez muito sucesso, já que era grande demais. Mas foi esse veículo que originou o trem maria-fumaça, que anda sobre trilhos de uma ferrovia ainda hoje.

CARACTERÍSTICAS

Os primeiros veículos eram parecidos com as carruagens, com bancos de couro largos e para duas pessoas. Produzidos artesanalmente, eram artigos para quem possuía muito dinheiro. 

Em 1914, o norte-americano Henry Ford (1863-1947) lançou outra forma de produzir veículos, um modelo de automóvel popular e que revolucionou a indústria automobilística. Ele implantou a linha de montagem e a produção em série (pessoas ficavam paradas na fábrica e as peças chegavam até elas). Cada um ficava responsável por uma parte do veículo. O ‘T’ foi o primeiro carro projetado para a venda com preços populares.

ATUALIDADE

Com a evolução da tecnologia e das fábricas, o Brasil foi pioneiro, ou seja, o primeiro País a desenvolver o carro flex (aquele que pode ser abastecido tanto com gasolina quanto álcool).

Hoje também há espaço para carros conhecidos como híbridos. Eles poluem menos o meio ambiente, uma vez que andam com energia elétrica (cerca de 30 quilômetros) e só queimam combustível quando a carga da bateria se esgota. 

Outra característica atual é que os veículos são bem mais seguros e baratos se comparados ao início da produção. A concorrência do mercado (com diferentes fabricantes desenvolvendo carros) ajuda bastante nesse ponto.

Gabrielle Jesuíno Ribas, 13 anos, de Santo André, acredita que o carro é um veículo bastante antigo e deseja, um dia, poder dirigir. “É bem legal pensar em como funciona. Acho que é um transporte que facilita muito 

nossas vidas.” 

Consultoria de Francisco Satkunas, engenheiro conselheiro da Sae Brasil (associação sem fins lucrativos que reúne engenheiros, técnicos e executivos para disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade, seja terrestre, marítima ou aeroespacial). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;