Setecidades Titulo Perigo
Árvores atrapalham fiação elétrica

Moradores da Vila Silvestre, em Santo André, cobram poda dos galhos na Travessa Cervantes; problema ocasiona queima de equipamentos

Matheus Angioleto
Especial para o Diário
25/01/2017 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


 Galhos e folhas de árvores entrelaçam e atrapalham a fiação elétrica da Travessa Cervantes, na Vila Silvestre, em Santo André. Moradores relatam problemas, principalmente em dias chuvosos. Entre os prejuízos, causados por curto-circuito e até pequenas explosões, estão diversos tipos de aparelhos eletrônicos queimados.

A população destaca que, mesmo com pouco vento, os galhos balançam e esticam a fiação, problema facilmente observado. Além disso, as raízes das árvores tomam conta das calçadas, que se tornam intransitáveis em alguns pontos, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida e que fazem uso de cadeira de rodas.

O carreteiro Pedro Alves Mariano, 56 anos, reclama a perda de R$ 1.200 em alimentos, prejuízo resultante da queima da geladeira da família em dezembro. “Em período de chuvas, a energia elétrica vai e volta. Devido ao vento, um fio encosta no outro e causa problemas”, afirma. O morador ressalta ainda a falta de iniciativa da Prefeitura de Santo André a respeito da manutenção dos vegetais. “Podar as árvores ajudaria bastante. A gente só fica esperando a chuva para queimar as coisas”, lamenta.

O carreteiro mora com a mulher, a filha e a neta de 4 anos. A família não permite que a criança brinque na rua, tampouco perto da varanda, em dias de chuva. O medo de acidentes é constante. Na tentativa de evitar tragédias, Mariano encapou os fios de sua varanda com fita isolante. Além disso, ele revela que correr para desligar a chave geral da residência é atividade comum em dias de temporal. “Se você sair de casa e deixar tudo ligado, quando você voltar não tem mais casa”, desabafa.

A Prefeitura de Santo André informou, por meio de nota, que será feita vistoria no local para averiguar os apontamentos do morador. O Paço ressaltou que “desde o primeiro dia de gestão, a atual administração deu início aos serviços de manutenção da cidade, porém a defasagem da zeladoria deixada nos últimos anos é grande. Normalizar a situação demanda tempo, mas já está prevista a melhora nos primeiros 100 dias de governo, dentro do programa Santo André Eu Amo, Eu Cuido”.

Conforme o Paço, os serviços já melhoraram a área central, alguns dos principais corredores da cidade e, agora, as equipes atuam nos parques do município, como o Parque Central e Parque da Juventude. Os bairros serão contemplados posteriormente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;