Economia Titulo
Custo de vida no ABC sobe 0,5%, diz Imes
Por Do Diário do Grande ABC
10/12/2003 | 00:15
Compartilhar notícia


Com o pequeno crescimento de 0,5%, a inflação na região do ABC continua estável, mesmo com uma ligeira queda nos preços dos grupos de alimentação, transportes e habitação, que puxaram a taxa do IPC-Imes (Índice de Preços ao Consumidor) da primeira quadrissemana de dezembro. A principal alta foi verificada no grupo de vestuário.  

O conjunto dos produtos alimentícios, embora tenha apresentado resultado positivo nessa apuração parcial (0,05%), foi a queda mais significativa em relação ao mesmo período de novembro, quando a variação ficou em 1,23%. Esse comportamento se deveu principalmente ao recuo observado nos subgrupos de semi-elaborados (-0,03%) e dos itens in natura (-0,06), principalmente os legumes, ovos e tubérculos.  

Os gastos com habitação tiveram baixa de -0,04%, pressionados principalmente pela diminuição dos preços na manutenção do domicílio e dos produtos de limpeza.

Mas o item determinante para a queda do índice geral foi o de transportes, em que se observou deflação no subgrupo do transporte próprio, puxada pelo recuo do valor do combustível.  

A alta no grupo de vestuário se justifica pelo desempenho das roupas infantis e masculinas, além do setor de calçados, com alta de 3,87%, 0,94% e 1%, respectivamente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;