Cultura & Lazer Titulo
Noites para malditos do rock
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
13/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


As três próximas quintas-feiras do Sesc Santo André prometem para os fãs do rock noites repletas de solos distorcidos, irreverência e muito barulho. Começa amanhã o "Quintas dos Infernos", projeto que reúne apresentações das bandas Matanza, Autoramas e Violeta de Outono.

A programação especial contempla as vertentes mais diversas do gênero sessentão, que desde o início dos anos 1950 cultiva mitos, amplifica a influência, assimila novos ritmos e nem por isso deixa de ser a atribuição de rebeldia e juventude .

Primeiros a subir no palco, diretamente do Rio de Janeiro, os ogros da banda Matanza trazem à cena um rock agressivo e sem meios-termos, onde o bom humor impera em letras que falam sobre bebidas, mulheres e violência. Na cavernosa voz do seu líder, Jimmy London, o grupo apresenta canções de seu último disco, MTV Apresenta Matanza, de 2008.

Gravado ao vivo no Hangar 100, em São Paulo, o álbum é uma elegia à vida desregrada. Entre as canções selecionadas estão Bebe, Arrota e Peida, Estamos Todos Bêbados e Clube dos Canalhas. Daí para baixo.

Influenciado principalmente por Johnny Cash, o grupo faz fusão musical inédita e interessante no rock, acrescentando ao som pesado melodias country e folk, que remetem seu trabalho a um clima de western urbano.

PRÓXIMAS SEMANAS - A irreverência chega também por meio do Autoramas, que faz show dia 21. O trio, formado por Gabriel Thomaz (guitarra e vocal), Flávia Couri (baixo) e Bacalhau (bateria), é uma das bandas de maior destaque do cenário do rock independente no País. Faz um som mais jovial, influenciado pela mistura do rock com ritmos como o surf music, new wave e punk rock, numa fusão de estilos que entorna no mesmo caldeirão gente como Elvis Presley, Raul Seixas e ídolos da Jovem Guarda, como Roberto e Erasmo Carlos e Eduardo Araújo.

O trio está em turnê com o álbum MTV Apresenta Autoramas Desplugado.

Para finalizar a programação, no dia 28, a veterana Violeta de Outono apresenta canções de sua carreira e de seu último álbum, Volume 7, lançado há cerca de dois anos.

Desde 1984 na ativa, o grupo paulistano formado por Fábio Golfetti (guitarra e vocal), Gabriel Costa (baixo), Fernando Cardoso (órgão, piano e sinth) e Cláudio Souza (bateria), traz influências do rock psicodélico e progressivo, num estilo que se aproxima dos grupos Pink Floyd e Beatles.

Ultimamente, também, o grupo faz trabalho de divulgação do DVD "Seventh Brings Return - Tribute to Syd Barret", em que homenageia o vocalista e guitarrista do conjunto britânico Pink Floyd. Clássicos dos dinossauros do rock não faltarão no espetáculo.

Quintas dos Infernos Show. Matanza: amanhã, às 20h. Autoramas: dia 21, às 20h. Violeta de Outono: dia 28, às 20h. Sesc Santo André - Rua Tamarutaca, 302. Tel.: 4469-1200. Ingr.: R$ 2 a R$ 8.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;