Setecidades Titulo Universidades
Reitor da USCS assume associação internacional

Marcos Sidnei Bassi tem objetivo de garantir dupla titulação a estudantes das instituições da América Latina participantes

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
05/07/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O reitor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Marcos Sidnei Bassi, assumiu, no dia 23 de junho, a presidência da AUALCPI (Associação de Universidades da América Latina e Caribe para Integração). A principal meta do gestor à frente do grupo de 30 instituições públicas e privadas é garantir a dupla titulação para estudantes do Ensino Superior.

“Já estamos trabalhando nas questões legais da validação internacional de diplomas. Nossa ideia é contribuir ainda mais para o intercâmbio dos alunos entre os países. Percebemos que há muito interesse dos estudantes em conhecer o Brasil e aprender o Português e vice-versa”, destaca Bassi.

Na prática, um aluno pode iniciar a graduação em determinada instituição de Ensino Superior filiada e concluir em universidade de outro País mediante convênio, obtendo diploma válido nas duas nacionalidades. A medida ainda está em fase de elaboração e não há prazo para ser concluída.

Para setembro, está programada realização de edição do Fórum de Estudantes da América Latina no Brasil, provavelmente no campus São Paulo da USCS. No mesmo sentido, está previsto encontro com professores e representantes das instituições associadas. “Essa troca de experiências é muito importante, porque, além do ensino, também temos a questão cultural envolvida. Há grandes universidades na América Latina, como é o caso da PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Chile, (foi primeira colocada em ranking internacional em 2014). A Colômbia também está investindo muito na Educação Superior”, exemplifica.

Outra meta é ampliar o número de instituições de Ensino Superior filiadas, principalmente no Brasil, onde apenas seis integram o grupo. Na região, além da USCS, a FSA (Fundação Santo André) também faz parte da associação. As demais brasileiras são: Universidade Federal de Pelotas, Universidade Vale do Rio Doce, Universidade Anhembi Morumbi e Centro Universitário São Camilo. “Acredito que a dupla certificação vai ser atrativo para as instituições”, diz o reitor.

Criada há 23 anos, a AUALCPI tem o objetivo de fortalecer a integração regional por meio de ações como seminários, intercâmbio de alunos e professores, rede internacional de pesquisas, concursos, observatórios, entre outros. Atualmente, a sede da associação fica em Bogotá, na Colômbia. “Também estamos focados na manutenção das atividades já desenvolvidas, como é o caso do observatório (Observatório Latino-Americano de Ensino Superior), que monitora e analisa dados sobre a América Latina”, destaca Bassi.

AIMES

Desde agosto de 2014, Bassi preside a Aimes-SP (Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo). A entidade, fundada em julho do mesmo ano, reúne as 33 instituições com essa característica no Estado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;