Política Titulo
Povo era enganado sobre orçamento, diz FHC
Por Do Diário do Grande ABC
29/05/2000 | 11:28
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso disse em seu discurso no Fórum Global que a relaçao entre o Governo e o Congresso na elaboraçao do orçamento nos anos anteriores à estabilizaçao era um processo em que o Congresso pensava que enganava o Governo e o Governo enganava o Congresso; e ambos enganavam o povo.

Segundo FHC, os parlamentares mudavam os valores orçamentários, o Executivo reajustava a projeçao de inflaçao para atender formalmente as modificaçoes, mas os ministros ficavam com a liberdade de cortar onde quisessem durante a execuçao orçamentária. "Acabamos com isso", afirmou o presidente, dizendo que é muito mais difícil elaborar e executar um orçamento em período de estabilidade de preços. FHC ressaltou ainda a necessidade de o setor público, no processo de modernizaçao, buscar nao apenas a "racionalidade formal".

Segundo ele, é necessário estar atento aos interesses da sociedade, que sao mutáveis, e buscar sempre atender aos fins apontados pela sociedade. O presidente destacou como um dos êxitos do processo de modernizaçao administrativa o projeto Avança Brasil, que buscou integraçao entre diversos setores do governo e da iniciativa privada com uma visao de longo prazo e afirmou que este modelo traz a "gestao empreendedora" ao setor público, permitindo a "superaçao do patrimonialismo e de regras obsoletas", que podem ser retiradas do código legal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;