Setecidades Titulo
Chuva de vento faz faltar luz
Por Bruno Ribeiro
Especial para o Diário
e Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
24/01/2006 | 08:27
Compartilhar notícia


A chuva que caiu nesta segunda na Região Metropolitana de São Paulo foi mais intensa na zona Leste da capital e no Grande ABC. Acompanhado de ventos fortes e trovoadas, o aguaceiro causou falta de energia nos sete municípios, deixando no escuro as principais avenidas e ruas. A cidade mais atingida foi São Bernardo, seguida por Santo André e Ribeirão Pires, de acordo com a AES Eletropaulo. Nas outras cidades também faltou luz, mas os casos registrados foram pontuais. De todos os municípios da área de concessão da empresa, a região foi a mais prejudicada.

Por volta das 15h30, o céu escureceu e rapidamente a chuva se espalhou pelos municípios. Os ventos derrubaram árvores, telhas e outdoors, o que danificou a rede elétrica e interrompeu o fornecimento. A AES Eletropaulo afirma que a situação foi normalizada por volta das 18h nas ruas de maior movimento e nos bairros vizinhos. A previsão era de que até o final da noite desta segunda inclusive os casos pontuais já estivessem com o abastecimento restabelecido.

As Defesas Civis afirmaram que a chuva não trouxe alagamento em nenhuma das cidades. O vento forte provocou a queda de galhos de árvores, e o único registro mais grave foi registrado no Parque Novo Oratório, em Santo André. O carro do comerciante Luiz Antônio Lafa, 48 anos, um Opala 1980 branco “todo original”, estava embaixo de uma seringueira na rua do Oratório no momento da chuva. O vento fez com que um dos galhos caísse sobre o carro. “Venho pedindo a poda dessa árvore desde o ano passado, e nada da Prefeitura atender. A árvore ameaçava a loja. Falavam que só fariam o serviço em julho. Se tivesse alguém embaixo, matava”. O morador pretende cobrar a Prefeitura pelos prejuízos que sofreu.

Na avenida Martins Francisco, no bairro Camilópolis, em Santo André, um ônibus perdeu o controle na pista escorregadia e acabou se chocando contra um poste. O veículo da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) transportava passageiros no momento da colisão, mas ninguém ficou ferido, apesar dos estragos.

Menos calor – O clima nesta segunda deu uma trégua aos termômetros e aos aparelhos de ar condicionado. A temperatura foi amena o dia todo, em torno dos 25 graus, com a máxima de 29 graus e mínima de 21. De acordo com o Instituto Somar Meteorologia, a chuva entrou na Grande São Paulo pela região oeste, e ganhou ares de tempestade na zona Leste da capital e em Santo André e São Bernardo. Daí os estragos maiores na região. A previsão para esta terça é de mais chuva, também concentradas no período da tarde. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;