Política Titulo Diadema
PT planeja antecipar anúncio de prefeiturável

Vereadores temem perder tempo para formar chapa com prévias marcadas para o dia 3 de abril

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
01/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Vereadores do PT em Diadema querem antecipar a escolha do candidato a prefeito do partido com receio de não haver tempo hábil para construção da chapa de nomes a vereador em outubro. A ideia agora é convencer a direção do petismo local a apresentar o prefeiturável no máximo até o dia 10 de março.

Pelas regras tiradas no diretório petista, as prévias estão marcadas para o dia 3 de abril, depois do fechamento da janela partidária (para que vereadores mudem de sigla sem risco de perder a cadeira) e do prazo estipulado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para filiação com objetivos eleitorais.

No dia 19 de fevereiro, os então pré-candidatos Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, e José Antônio da Silva retiraram seus projetos para convencer o ex-prefeito José de Filippi Júnior a aceitar ser, pela quarta vez, prefeiturável pelo PT em Diadema. Oficialmente, apenas a pré-candidatura de Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, está registrada.

Filippi é considerado no PT o único nome com reais chances de impedir a reeleição do prefeito Lauro Michels (PV) em outubro. Depois de meses de negação em assumir o projeto do petismo, Filippi, na semana passada, não descartou encabeçar uma candidatura a prefeito e buscar seu quarto mandato – ele foi prefeito entre 1993 e 1996, entre 2001 e 2004 e de 2005 a 2008.

Por enquanto, somente o PTB anunciou oficialmente que estará ao lado do PT nas urnas. O deputado estadual Campos Machado, presidente paulista do partido, já mostrou predileção por Filippi à frente da campanha – afirmou até que trabalha para convencer o ex-prefeito –, mas também tem acordo com Maninho.

Além de temer o encerramento de prazo para filiações com objetivos eleitorais, o PT não esconde que dificilmente repetirá a bancada de vereadores. Em 2012, a sigla emplacou seis nomes na Câmara, porém tinha o prefeito à época (Mário Reali, hoje presidente do diretório diademense) e não vivia crise institucional. A conta otimista do partido é eleger quatro parlamentares.

MOVIMENTAÇÃO
Ontem, os vereadores Josa Queiroz, Orlando Vitoriano, Lilian Cabrera, Ronaldo Lacerda e Maninho estiveram com o prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), com a missão de conquistar apoio do chefe do Executivo andreense na empreitada em Diadema. O grupo também tem agendadas reuniões com Luiz Marinho (PT), de São Bernardo, e Donisete Braga (PT), de Mauá.

Já no fim de semana, Zé Antônio se reuniu com Filippi com objetivo de convencê-lo a concorrer a prefeito em outubro.
(Colaborou Raphael Rocha) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;