Política Titulo Mauá
Sandra fecha com PTdoB e indicará nome no 1º escalão

Aliada de Vanessa Damo, vereadora adere ao governo Donisete; em troca, apresentará chefe da Pasta de Administração

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
01/03/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Então aliada da deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), a vereadora de Mauá Sandra Regina Vieira trocará o PMDB pelo PTdoB, partido apoiador do governo do prefeito Donisete Braga (PT), em manobra para pedir votos ao petista na eleição de outubro. A mudança foi amarrada em negociação com a cúpula do governo que, em troca, contemplará a parlamentar com o comando da Secretaria de Administração e Modernização, hoje chefiada interinamente pelo secretário de Finanças, Alessandro Baumgartner.

Chefe de Gabinete de Sandra na Câmara, Decio Ventura Sousa assumirá a Pasta. O Diário apurou que a troca deve ser oficializada por Donisete até amanhã. Será o segundo espaço no primeiro escalão cedido ao PTdoB, que já administra o setor de Planejamento Urbano, sob o comando do vereador licenciado e presidente do partido na cidade, Chiquinho do Zaíra.

Nos bastidores, o ingresso de Sandra no PTdoB já era dado como certo. A parlamentar corre por fora na disputa pela candidatura a vice na chapa de Donisete. Sandra chegou a desenhar ingresso no PSB, mas a troca não avançou por conta da iminente filiação do deputado estadual e pré-candidato oposicionista ao Paço Atila Jacomussi (hoje no PCdoB), que deve ocorrer ainda nesta semana.

Secretária de Saúde na segunda gestão do ex-prefeito Leonel Damo (PMDB), pai de Vanessa, Sandra pediu votos à peemedebista nas eleições de 2012 e de 2014. Recentemente, em meio aos boatos de que deixaria o partido para apoiar Donisete em outubro, a parlamentar assegurou que não mudaria de lado se a deputada garantisse ser candidata ao Paço neste ano, mas que não descartava aceitar ser vice do petista. A posição causou desconforto interno no PMDB e o presidente municipal da sigla, José Carlos Orosco Júnior, marido de Vanessa, acusou parlamentar de “fazer joguinho” para se valorizar eleitoralmente.

Sandra não atendeu às ligações da equipe do Diário. Sua desfiliação no PMDB já teria sido entregue à direção municipal da legenda.

CHAPA MISTA
A ida de Sandra para o PTdoB e sua transferência ao campo governista também colocam o partido à frente na disputa pela vaga de vice na chapa de Donisete. O núcleo duro do governo petista se reuniu na semana passada e elegeu o nome do vereador governista Alberto Betão Pereira Justino (PTdoB) como principal nome para compor chapa com o prefeito. Internamente, ainda é cogitada a possibilidade de o parlamentar trocar o partido pelo PTB para viabilizar a dobrada com o prefeito. No pleito de 2014, Betão foi candidato a deputado federal e obteve 15.190 votos, sendo 9.459 só em Mauá (o quinto mais votado na cidade). Com Sandra, o PTdoB passa a ter três representantes no Legislativo – já conta com Betão e Rogério de Paula Costa, o Kuka. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;