Internacional Titulo
Blair exige privacidade e se recusa a tirar fotos de férias
Por Do Diário do Grande ABC
31/07/2000 | 12:55
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair, sua esposa Cherie e os filhos Euan, Nicky, Leo e Kathry nao irao posar para uma tradicional fotografia de início de férias depois do novo desentendimento com a imprensa britânica, disse seu porta-voz nesta segunda-feira. A família, que já posou outras vezes para fotos do gênero, deve partir no sábado para uma pausa de três semanas, que costuma dividir em estadias na Itália e na França.

Blair e Cherie estao revoltados porque alguns jornais publicaram fotos do casal abraçando seu filho mais novo, Leo, no aniversário dele neste final de semana. O casal é famoso pelo excesso de proteçao em torno da privacidade dos filhos e pediu à imprensa para ficar longe da cerimônia e para nao usar fotos da comemoraçao.

Entretanto, a maioria dos jornais nao respeitou a vontade dos Blair e publicou as imagens, ignorando inclusive as normas impostas pela legislaçao, que proíbem a publicaçao de fotos de crianças sem autorizaçao dos pais. As mesmas leis asseguram expectativas razoáveis de privacidade até para crianças famosas, nas férias pelo menos.

``Nao vamos arrumar nenhuma foto das férias. Eles estao esperando ter férias em que nao serao seguidos pela mídia. Nós nao podemos impedir as pessoas de tirarem fotos deles, mas ficaremos gratos se ninguém as comprar', disse.

Downing Street assegurou que está escrevendo para o órgao regulador da imprensa, o Press Complaints Comission, para pedir orientaçao sobre as fotos do pequeno Leo, o primeiro bebê em 150 anos de um primeiro-ministro britânico nascido quando seu pai ainda estava no exercício do cargo.

``Nós nao queremos ser grosseiros nem intolerantes e reconhecemos que existe um dilema', afirmou o porta-voz. ``Entretanto, estamos extremamente conscientes de que se dermos sinal verde uma vez, será aberta um precedente. É uma questao difícil', acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;