Cultura & Lazer Titulo
Encontro de cordas
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
13/09/2011 | 07:02
Compartilhar notícia


A Filarmônica Vera Cruz, apresenta amanhã uma reverência às cordas com a execução de 'Concerto Grosso em Lá Menor', do italiano Vivaldi. Como solista, o violinista alemão Erich Lehninger.

Completam a programação Edvard Grieg, com 'Suite Holberg', que abre o concerto, e Tchaikovsky, com 'Serenata para Cordas em Dó Maior', que fecha a noite.

'Suite Holberg', composta em forma de cantata para coro masculino e suíte de piano, e em seguida transcrita para cordas, arranha delicadeza das violas, violinos, contrabaixos e do violoncelos.

A obra de Vivaldi, segundo o maestro Júlio Medaglia, traz o desafio de dois violinos para a orquestra. "Há conflito entre os dois solistas e o grupo musical, destacando ora a voz individual e ora a voz coletiva."

A obra do russo Tchaikovsky, apesar de parecer, pelo título, obra de câmara, é uma verdadeira composição sinfônica. Na partitura, o próprio compositor indica: "Quanto mais numeroso for o efetivo de cordas, mais esta corresponderá aos desejos do autor". O que segue à execução é uma obra que traz pitadas das serenatas e canções de divertimento vienenses do século 18, mas com espírito e estrutura de verdadeiro clássico do século 19.

"É uma grande sinfonia, mas como não tem sopro nem percussão, Tchaikovsky nomeou-a humildemente de serenata", conta Medaglia, que completa: "Esses três repertórios serão para mostrar a força e a qualidade das nossas cordas."

Orquestra Filarmônica Vera Cruz - Concerto. No Teatro Elis Regina - Avenida João Firmino, 900, São Bernardo. Tel.: 4351-3479. Amanhã, às 20h. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;