Esportes Titulo
S.Bernardo reinicia briga pelo acesso
Por Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
03/04/2010 | 07:49
Compartilhar notícia


Vai começar tudo de novo na Série A-2 do Campeonato Paulista. Com equipes zeradas em números de pontos, gols e saldo, inicia-se hoje a segunda e decisiva fase, que vai levar os quatro melhores (dois de cada grupo) à elite do futebol estadual. E entre os pleiteantes está o São Bernardo que, após recuperação fantástica sob comando do técnico Ruy Scarpino, terminou na sétima colocação a fase de classificação e agora divide o Grupo 3 com Linense, Barbarense e Pão de Açúcar. A outra chave (2) será composta por União São João, Guaratinguetá, Noroeste e São José.

A partir das 15h de hoje, o Tigre busca os três primeiros pontos rumo à Série A-1, contra o Linense, no caldeirão chamado Estádio 1º de Maio. As equipes se enfrentaram no fim de semana, no mesmo local, pela última rodada do primeiro turno, e o jogo terminou em 3 a 3. Apesar dos times serem praticamente os mesmos, Ruy Scarpino acredita em partida diferente.

"Naquele jogo o Linense veio tranquilo porque já estava classificado. Agora mudou, deverá vir mais tenso, porque cada partida nesta fase é uma decisão. Com certeza será um confronto muito difícil, o time deles tem o hábito de ir para cima, assim como nós também vamos procurar o gol deles. Precisamos tomar precauções para não sermos surpreendidos lá atrás, porque não podemos sair perdendo como no jogo passado", comentou o treinador, que mudará o esquema tático do 4-4-2 para o 3-5-2.

O zagueiro Rafael Silva e o volante Claudiney Rincon, suspensos, são os desfalques do Tigre. Júnior retorna de pubalgia e será utilizado ao lado de Melika e Bruno Alves, formando o trio defensivo. Já no meio-campo, Zé Forte será o único volante de ofício, enquanto Luciano Bebê e Nenê serão os responsáveis pela armação, e Chiquinho e Leandro Gobatto ficarão com as alas.

Na frente, a dupla Danielzinho e Ney Mineiro segue intocável. O segundo, inclusive, pode tornar-se o maior artilheiro isolado da história do clube se marcar dois gols - chegaria a 22 e ultrapassaria Renato Peixe.

Recuperado, Júnior só tem motivos para sorrir
Há duas semanas, às vésperas do confronto diante do Noroeste, em Bauru, o zagueiro Júnior deixou o treino do São Bernardo mais cedo, com dores no púbis. Visivelmente chateado, o jogador reclamou por ficar de fora em razão de nova lesão. Agora, recuperado, mostra-se só sorrisos para encarar o Linense hoje à tarde.

"Fizemos trabalho específico de fisioterapia nesses 15 dias e estou bem para ajudar a equipe. Espero fazer excelente partida", comentou o zagueiro. "Sabemos da qualidade do Linense, mas precisamos fazer a lição de casa", emendou.

Júnior terá pela frente o artilheiro do campeonato, Fausto, que já marcou 18 gols na Série A-2 - é, inclusive, o maior goleador do País. "É excelente jogador, sabemos de sua capacidade, mas também temos nossa qualidade e vamos anulá-lo para sair com o resultado", explicou.

Sobre o novo esquema, 3-5-2, o zagueiro não vê problema. "A gente se adequa ao que o professor pede." DB

Ruy Scarpino projeta novo torneio e dez pontos para subir
Salvador da pátria. Esse é o rótulo que mais cabe ao técnico Ruy Scarpino ao levar o São Bernardo à segunda fase da Série A-2 do Campeonato Paulista e manter viva a expectativa pelo acesso à elite do futebol estadual. Quando chegou, pegou o Tigre na zona do rebaixamento, claramente fadado à queda. Após conversas individuais, mudanças de posicionamento e aposta em alguns jogadores, conseguiu embalar o time e colocá-lo entre as oito forças da competição.

Agora, para o treinador, inicia-se novo campeonato. No Grupo 3, ao lado de Pão de Açúcar, Linense e Barbarense, o treinador faz as contas para o acesso. "Há 25% de chances para todas as equipes. Quem souber aproveitar os mandos de campo se dará bem, porque sai tranquilo para os jogos fora de casa", comentou. "A gente tem de fazer nosso dever dentro do 1º de Maio, e com três vitórias somadas a mais um empate, dependendo de como se desenrolar o grupo, sobe com dez pontos", emendou Ruy.

A sequência do Tigre não é fácil. Hoje enfrenta o Linense, em casa. Na quarta-feira, vai à Rua Javari pegar o Pão de Açúcar e, no sábado, encara o Barbarense no Interior. Na segunda parte do quadrangular, o São Bernardo recebe Barbarense e Pão de Açúcar, e encerra em Lins, contra o Linense, a participação no torneio.

Para Scarpino, no entanto, poderia ser pior. "Nesta fase não tem como escolher adversário, mas para início de quadrangular foi bom para nós pelas distâncias", disse.

E, segundo o treinador, chegou a hora de Marcelo Bonan, Luciano Bebê e Nenê mostrarem mais serviço. "Tem de fazer valer a experiência de jogadores que já viveram situações como esta."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;