Setecidades Titulo
Diadema terá rodeio em agosto
Samir Siviero
Especial para o Diário
15/04/2000 | 16:37
Compartilhar notícia


Diadema deve sediar em agosto deste ano seu primeiro rodeio. O prefeito da cidade, Gilson Menezes, sancionou no início deste mês lei de autoria do vereador José Francisco Dourado (PPS), que permite a realizaçao desse tipo de evento no município.

Mesmo argumentando que a lei proíbe touradas e atividades similares que provoquem maus-tratos, crueldade ou sacrifício de animais, o prefeito aprovou o projeto, mas a palavra "rodeio" foi retirada do artigo. "A questao técnica nao cabe a mim avaliar. Aprovei uma lei que impede eventos que maltratem os animais. Isso é o que importa. A decisao, se rodeio encaixa ou nao nesse artigo, deve ser avaliada por pessoas qualificadas. Entendo que fica proibida qualquer atividade que se enquadre na lei", afirmou o prefeito.

Gilson disse que teve dúvidas sobre o projeto e pediu parecer do Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). "Me informaram que o artigo liberaria o rodeio. Cheguei a pedir a opiniao do conselho sobre o assunto, mas a lei continua impedindo os maus-tratos aos animais em qualquer evento."

Para avaliar a polêmica, representantes do conselho e de entidades de proteçao aos animais se reuniram na quinta-feira, com exibiçao de vídeos em que animais sofriam maus-tratos durante a realizaçao de rodeios. O encontro tinha como intuito emitir o parecer solicitado pelo prefeito, só que o projeto já havia sido aprovado oito dias antes - no dia 5 de abril.

"Fiquei sabendo da reuniao, mas estava viajando para conhecer um programa de coleta seletiva. Diria que foi em vao, porque a lei já havia sido sancionada", disse o diretor de Meio Ambiente de Diadema, José Contreras Castilho. "O prefeito havia de fato pedido um parecer, só que, mesmo que ele tentasse vetar a decisao, acho que nao conseguiria, pois o projeto teve aprovaçao quase unânime pelos vereadores", concluiu.

O presidente do MDV (Movimento em Defesa da Vida do Grande ABC), Virgílio Farias, participou da reuniao com o Condema, mas concorda que o encontro nao serviu "para nada". "Os representantes do conselho viram que os bichos sao maltratados nesses eventos. Só que nao faz diferença, a lei já estava valendo."

Rodeio - Aproveitando a alteraçao na lei, o vereador Manoel Tavares já está programando o primeiro rodeio da cidade para o dia 15 de agosto. O parlamentar afirmou que ainda está analisando o local e contatando empresas especializadas para a realizaçao da festa. "Sou contra machucar o animal. Hoje, existem equipes que fazem rodeios sem maltratar os bichos."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;