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Venda de pacotes para Páscoa dispara
Por Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
05/04/2011 | 07:10
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Denis Maciel/DGABC


Quem ainda não comprou o pacote de viagem para aproveitar o feriado da Páscoa precisa ser rápido, pois nas agências da região a disponibilidade para os destinos nacionais e internacionais é pequena. Na comparação com o ano passado, as vendas deverão crescer até 20%.

Na andreense Neo Turismo, restam apenas alguns pacotes mais caros. Isso porque os clientes estão comprando os serviços com antecedência de até seis meses, o que garante economia de 40%.

Segundo o diretor da agência, Josafá Bezerra, os destinos nacionais mais vendidos foram Foz do Iguaçu (PR), Caldas Novas (GO) e Florianópolis (SC), além dos resorts e pousadas no interior do Estado. Para o Exterior, Buenos Aires, Punta del Este e Caribe dispararam na preferência.

"As pessoas que deixarem para a última hora vão desembolsar mais, pois as passagens aéreas ficam mais caras. Outro detalhe é que restam apenas hotéis com diárias mais altas", diz Bezerra.

Para conseguir um preço melhor, a administradora Patrícia Mendonça, 23 anos, adquiriu pacote para San Andrés, no Caribe, em janeiro. "Aproveitei a tarifa aérea convidativa. Irei com a viagem paga, pois parcelei o pacote em duas vezes."

Em São Caetano, a agência SanCaTur Viagens e Turismo vendeu quase todos os pacotes disponíveis para o feriado pascal. "As vendas não chegaram a ser maiores que para o Carnaval, mas crescerão em média 20% (em comparação ao ano passado)", afirma a diretora comercial Tatiana Nadal.

Ela pontua que os pacotes internacionais foram destaque nas vendas, e que a cotação baixa do dólar eleva a procura por esses destinos. "Com R$ 300 é possível consumir 700 pesos na Argentina. As viagens curtas são ideais para compras."

MERCADO

De acordo com a Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), a procura para este feriado foi acima do previsto, principalmente para o Nordeste. "Os pacotes que incluem a passagem já não estão mais disponíveis no mercado", destaca o diretor de assuntos internacionais, Leonel Rossi Junior.

A entidade acredita que, nesta Páscoa, as vendas do setor vão avançar 30% em relação ao ano passado. "O brasileiro está criando o hábito de se programar com antecedência, o que faz com que tenha uma certa economia."

Na CVC, o volume de vendas para o feriado é similiar ao do Carnaval. O presidente da operadora, Valter Patriani, explica que a programação de roteiros é lançada com até seis meses de antecedência do embarque para o cliente se programar.

"A economia aquecida e o aumento da renda do brasileiro permitem viajar pelo País ou Exterior também em feriados prolongados ou fins de semana", acrescenta.

O volume de vendas esperado para o período não foi divulgado pela empresa, mas no Brasil os destinos mais procurados são Porto Seguro, Natal, Maceió e Fortaleza. No Exterior despontam Buenos Aires, Santiago, Nova York e Miami com roteiro de compras.

Dólar baixo faz clientes trocarem Nordeste pelo Caribe

A cotação mais atrativa do dólar está favorecendo a escolha de roteiros internacionais tanto para viagens curtas quanto as longas. Muitos clientes que se deparam com os preços dos resorts nordestinos optam por pacotes em hotéis all inclusive, com refeições e bebidas inclusas no valor da diária.

Para se ter ideia, o pacote de quatro dias no feriado em Porto de Galinhas (PE) sai por R$ 1.912, enquanto para Buenos Aires, na Argentina, a despesa será de R$ 1.868 por pessoa. "A facilidade de parcelar também torna o sonho possível de ser realizado", diz o presidente da CVC, Valter Patriani.

O diretor da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Leonel Rossi Junior, endossa que muitos brasileiros escolhem viajar para fora do País pela primeira vez ou passam a fazer esses passeios com maior frequência. É o caso da administradora Patrícia Mendonça, que em 2010 fez duas viagens internacionais. "O dólar baixo barateia o pacote. Por isso, escolho o Exterior, e quando possível, conheço outros lugares no País."




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