Política Titulo São Caetano
Pinheiro começa a reformular governo

Prefeito de S.Caetano demite filha e mais
77 no último dia de 2014 sem aviso prévio

Por Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
03/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Anderson Silva/DGABC


O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro (PMDB), começou a promover reformulação geral em seu governo. O peemedebista publicou exonerações em massa, que totalizaram 78 desligamentos em Pastas estratégicas como Comunicação, Planejamento e Gestão, Educação, Cultura e Habitação. A ação antecede programação do Palácio da Cerâmica para trocar, pelo menos, quatro secretários ainda neste mês.

As demissões foram publicadas no último dia de 2014 e pegaram a maioria dos funcionários desprevenidos. Alguns, inclusive, estavam em férias, viajando e se deram conta do caso apenas ontem. Comenta-se que secretários também não foram informados sobre os motivos dos cortes. A decisão partiu exclusivamente do alto comando do Paço.

As exonerações são tratadas com cautela na Prefeitura. O governo vai esperar pelo retorno do expediente completo na segunda-feira – há dispensa por ponto facultativo para as festas de fim de ano – para se posicionar sobre o caso. A equipe do Diário tentou, por três dias seguidos, falar com Pinheiro, mas ele não retornou aos contatos.

Entre os demitidos está Gica Pinheiro, filha do prefeito e exonerada do cargo de assessora especial política. O desligamento dela, que atuava como gerente e responsável por controlar as principais ações do governo do pai, deve desencadear série de mudanças de nomes ligados diretamente a ela no primeiro escalão. Leandro Pinheiro, outro filho do prefeito, é cotado a assumir as funções da irmã.

Promessas eleitorais de Pinheiro que não saíram do papel e derrotas políticas no Legislativo pesaram nas mudanças. A avaliação é a de que o governo precisaria renovar nomes e estilos de atuação para reverter a insatisfação popular. Como ela é presidente municipal do PMDB, deve focar o trabalho no partido e no escritório particular do pai.

A especulação é que o provável futuro assessor político do Paço já teria exigido mudanças no secretariado ao prefeito. O grupo ligado a Leandro é autointitulado “sangue azul” por se considerar o mais atuante na campanha eleitoral de 2012 e fiel a Pinheiro. A intenção da mudança seria resgatar a imagem do prefeito junto à população e colocar em prática o planejamento de alianças políticas para a tentativa de renovar o mandato do peemedebista em 2016.

Na lista de demissões, o núcleo duro do Palácio da Cerâmica incluiu nomes ligados a vereadores que já haviam declarado postura de oposição e que ajudaram a eleger Paulo Bottura (Pros) presidente da Câmara.

Chefe cai em meio à licitação da publicidade

Neusa Maria Sacchi foi demitida da chefia de licitações, pregões e contratos da Prefeitura de São Caetano em meio ao andamento da concorrência da conta publicitária do Executivo. O certame tem colecionado polêmicas de suspeitas de direcionamento e conluio para o contrato que pode ter valor global de R$ 33,6 milhões se for renovado.

A reformulação promovida pelo prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) também incluiu cinco funcionários da Pasta de Comunicação e dois ligados ao setor que é o responsável pelo pedido da contratação de agência publicitária. Os dois nomes que se envolveram na polêmica da licitação – Aline Coppini e Nathalie Conrado – permanecem no quadro de funcionários do Palácio da Cerâmica.

Ex-funcionária da Sotaque Brasil, concorrente da conta do Paço, Nathalie trabalha ao lado de Aline, que compõe a subcomissão de avaliação técnica do certame. A agência é prestadora de serviços à Prefeitura de São Bernardo e ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, ambos comandados por Luiz Marinho (PT).

Secretária adjunta de Comunicação de São Bernardo, Gabriela Rocha compôs a corpo de avaliação técnica na licitação da conta do colegiado de prefeitos em que a Sotaque saiu vencedora. A servidora são-bernardense foi indicada para o mesmo posto em São Caetano, mas acabou excluída.

A segunda sessão da concorrência, a qual parte da análise técnica e os preços serão revelados, está marcada para segunda-feira. Ainda não há definição sobre quem comandará os trabalhos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;