Cultura & Lazer Titulo
S.Caetano ganha especial na TV
Por Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
31/07/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Dentre os presentes que a cidade de São Caetano ganha no mês em que comemora 131 anos está a reportagem especial do programa Planeta Cidade, que vai ao ar nesta quinta-feira às 0h10 na TV Cultura. A produção tem reprise no sábado, às 8h40.

No último mês, a jornalista Andresa Boni e equipe passaram quatro dias no município. A pauta, o objetivo da reportagem, era explicar ao telespectador o que é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ranking do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no qual São Caetano é líder nacional.

O cálculo é baseado em renda, longevidade e nível educacional da população. "O que mais me impressionou foi a alegria dos estudantes na (Escola Municipal de Ensino) Alcina Dantas Feijão. Ver alunos carentes tendo a possibilidade de estudar em um lugar tão bacana. Olhei aquela escola linda e pensei ‘não é possível'," contou a repórter Andresa, que é moradora do bairro Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.

No mesmo espaço, a reportagem encontrou um "ótimo personagem" que simboliza um dos vértices da pesquisa, a longevidade. Andresa destaca a entrevista com a porteira do colégio, Diva Zanuto, empregada por meio de um programa de inclusão da Prefeitura para a terceira idade, como agente senior.

O programa também homenageia o aniversário da cidade e relembra sua história, com pesquisa realizada na Fundação Pró-Memória de São Caetano.

Qualidade de vida - A jornalista conta que também aprendeu durante a apuração - e deixou claro na reportagem - que o alto IDH não é sinônimo de melhor qualidade de vida.

A cidade não consegue ser exceção quando o quesito é violência. A equipe da TV Cultura foi abordada por vários moradores ansiosos para relatar casos em que foram vítimas de assalto. "É uma das conseqüências do alto nível de desenvolvimento econômico", observa Andresa Boni.

No programa Planeta Cidade, São Caetano ilustra bem uma das ressalvas feitas pelos criadores do IDH. O índice não abrange todos os aspectos de desenvolvimento e não é uma representação da "felicidade" das pessoas, nem indica "o melhor lugar no mundo para se viver".

O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o (PIB) Produto Interno Bruto per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento.

Criado pelo economista paquistanês Mahbub ul Haq (1934-1998), com a colaboração do economista indiano Amartya Sen, ganhador do Prêmio Nobel de Economia de 1998, o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Abrange o período de 1991 a 2001.

As informações e o ranking podem ser conferidos no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (www.pnud.org.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;