Cultura & Lazer Titulo
Cinemateca celebra Lygia Fagundes Telles
Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
26/04/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207. Tel.: 3512-6111), em São Paulo, abre hoje a mostra especial Homenagem a Lygia Fagundes Telles, que traz diversos títulos cinematográficos que têm como base as obras literárias elaboradas pela escritora - que comemorou 88 anos no dia 19. A sessões ocorrem de quarta a domingo até o dia 15. Os ingressos custam R$ 8.

Entre os filmes selecionados estão Antes do Baile Verde (1970), As Meninas (1973), Seminário dos Ratos (1977) e o longa-metragem As Três Mortes de Solano (1978), do diretor Roberto Santos e com roteiro baseado no conto A Caçada. A noite de estreia conta com a exibição do especial Lygia Por Lygia, às 20h30.

A programação da mostra se mistura com a sessão de filmes Curta Lygia, destinado a apresentar cinco curta-metragens e dois documentários que adaptam alguns textos para o vídeo. Destaque para o filme italiano Le Ore Nude (1965), de Mario Vicario, e que tem ligações com o romance As Horas Nuas, de 1989.

A vontade da homenageada é atendida nas atividades de Carta Branca a Lygia Fagundes Telles. Em convite, a prestigiada escritora escolheu produções que marcaram sua vida de alguma forma. A interessante seleção traz clássicos nacionais e internacionais, casos de Cidadão Kane (1941), Cantando na Chuva (1952), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), O Bandido da Luz Vermelha (1968) e O Poderoso Chefão (1972).
A programação pode ser vista no site da Cinemateca (www.cinemateca.com.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;