Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Economia
>
No Brasil
Funcionários dos Correios entram em greve geral por tempo indeterminado

Paralisação nacional foi decretada após rejeição de acordo coletivo

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
11/09/2019 | 10:43
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Cerca de 70% dos trabalhadores dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado. A medida foi decretada na noite desta terça-feira (10), por volta das 22h, em assembleias gerais de diferentes Estados do País. A categoria conta com cerca de 900 trabalhadores no Grande ABC e 20 mil em todo o Estado de São Paulo.

A medida se deu por conta dos funcionários rejeitarem a proposta de negociação oferecida pela empresa, cujo reajuste sobre os salários sugerido foi de 0,8%, além da retirada de 45 cláusulas do acordo coletivo que prevê os direitos dos trabalhadores. – entre elas a exclusão de pai e mãe de convênio médico e o aumento da coparticipação de 30% para 40%. O setor ainda se diz contra a privatização da estatal, incluída no mês passado no programa de privatizações do governo do Presidente Jair Bolsonaro (PSL).

A classe, entretanto, já estava em estado de greve desde agosto e tinha afirmado que, caso a empresa não entrasse em negociação, paralisavam os trabalhos neste mês. “Estávamos em negociação com a empresa desde o início de julho e, após dez reuniões, o Correios não apresentou proposta convincente para os trabalhadores. A discussão passou então a ser mediada TST (Tribunal Superior do Trabalho), que prorrogou o nosso acordo coletivo até 31 de agosto e manteve as negociações, mas a estatal deixou de lado o acordo proposto para este mês”, explicou o diretor da Findect (Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores dos Correios) Douglas Melo.


Segundo Melo, o TST apresentou proposta de prorrogação do acordo para setembro, porém, a empresa se recusou. “Estamos reivindicando a manutenção do acordo coletivo em geral e a reposição da inflação”, sustentou.

A Findect informou que a greve foi decretada em São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins, Maranhão e na maioria dos estados do país.

Até o momento desta reportagem a estatal não divulgou balanço sobre os impactos da greve. Em nota, o Correios afirma que há "paralisação parcial" e informou ter participado de dez encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, "considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.