Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Aos 80 anos, um presente a Dom Nelson

Bispo emérito de Santo André ganha biografia escrita por irmã Maurinea, que trabalha com o religioso há 28 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
11/09/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


MEMÓRIA NA TV 

Um livro para dom Nelson Westrupp
Entrevistada: irmã Maurinea Aparecida dos Santos
No ar amanhã pelo Diário Online: www.dgabc.com.br

"Miudezas da Vida". Este é o título do primeiro livro da irmã Maurinea Aparecida dos Santos, a ser lançado hoje, na data em que o homenageado completa 80 anos. 

São 180 páginas ilustradas que narram a vida do religioso que durante 12 anos foi bispo diocesano no Grande ABC e que ainda mora em Santo André, a poucos metros do prédio da Mitra Diocesana, por ele construído.

"Dom Nelson tem uma trajetória de vida muito rica e ampla e valeria a pena que muitas pessoas conhecessem essa história", comenta irmã Maurinea, que concedeu entrevista ao DGABC TV a ser exibida a partir de amanhã: www.dgabc.com.br

Durante 17 anos Dom Nelson atuou em Roma e foi próximo dos últimos três papas, a quem apresentava os novos padres que viajavam à Itália.

MIUDEZAS DA VIDA

Lançamento: hoje, após a missa em ação de graças a Dom Nelson, que começa às 19h30 na Catedral do Carmo.

Preço: RS 20,00

Onde encontrar (a partir de amanhã): Livraria Paulus, em Santo André; paróquias da Candelária, em São Caetano, e Piraporinha, em Diadema.

Pedidos: WhatsApp - 9-7369-5007

Diário há 30 anos

Domingo, 10 de setembro de 1989 - ano 32, edição 7167

Reportagem especial - Leis sobre sedução e adultério ainda resistem no Grande ABC.

As leis brasileiras que enquadram crimes de costume estão completando meio século. Ninguém discute que as relações entre homens e mulheres mudaram muito nos últimos 50 anos, mas, surpreendentemente, a maioria dos juízes e delegados da região considera que a legislação não está superada. Reportagem: Nilton Hernandes, editor de Polícia.

Em 11 de setembro de...

1914 - Primeira Guerra. Manchete do Estadão: os alemães partem para a Polônia em auxilia dos austríacos.

1939 - II Guerra. Manchete do Estadão: comunicou ontem o estado maior do exército polonês que as forças germânicas se retiraram da frente de Varsóvia.

1974 - Prefeito Antonio Pezzolo apresenta o planejamento global do sistema viário de Santo André, idealizado por técnicos municipais sob a orientação do engenheiro Sérgio Then de Barros.

Prefeito Gilson Menezes anuncia a triplicação da rede de distribuição de água em quatro meses em Diadema. Apenas 15 mil domicílios possuíam água encanada.

Escola Técnica Industrial Lauro Gomes de Almeida, a ETI de São Bernardo, anuncia pacote de festejos para comemorar seus 10 anos de funcionamento.

Prefeitura de São Caetano inicia a derrubada de obelisco defronte ao Paço. Motivo: obras de alargamento da chamada nova Avenida Goiás.

1984 - FUTEBOL - Pelo Campeonato Paulista, em Taubaté: Taubaté 0, Santo André 1, gol marcado por Barbosa.

1989 - Aberto em Diadema, na Biblioteca Municipal, o VI ciclo de palestras sobre os 100 anos de emancipação do Grande ABC, iniciativa do Gipem - Grupo Independente de Pesquisadores da Memória.

Hoje

- Dia do Árbitro Esportivo

- Dia Nacional do Cerrado

Santos do dia

- Proto e Jacinto. Eram escravos. Mártires. Queimados vivos por volta do ano 257, durante a perseguição de Valeriano.

- Dídimo

- Diomedes

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 11 de setembro:

- Em São Paulo, Itapuí, elevado a município em 11-9-1913, quando se separa de Jaú; e Marabá Paulista, elevado a município em 1954, ao se separar de Presidente Venceslau.

- Em Pernambuco, Agrestina, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Cabrobó, Carpina, Catende, Custódia, Flores, Jurema, Lagoa dos Gatos, Macaparana, Maraial, Moreno, Orobó, Ribeirão, São Caitano, São Joaquim do Monte, Serrita, Surubim, Vertentes e Vicência

- No Espírito Santo, Ibiraçu

- Em Santa Catarina, Irani e Jaborá 

- Em Minas Gerais, Itaú de Minas

- No Ceará, Jaguaruana

- No Mato Grosso, Jangada

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.