Política Titulo Reunião
PT anuncia cinco pré-candidatos a estadual

Diadema e Mauá seguem com cenário indefinido para a eleição à Assembleia

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
23/04/2013 | 07:24
Compartilhar notícia


 

No sábado, principais dirigentes da CNB (Construindo um Novo Brasil), corrente majoritária do PT, se reuniram em Diadema e anunciaram cinco pré-candidaturas a deputado estadual para o ano que vem: Luiz Turco (Santo André), Teonílio Monteiro da Costa, o Barba (São Bernardo), José Ferreira (São Bernardo), Renato do Geb (Diadema) e Mário Reali (Diadema). Única parlamentar estadual com mandato pelo Grande ABC, Ana do Carmo (PT-São Bernardo) já tem o projeto de reeleição ratificado.

O encaminhamento das pré-candidaturas é prévio, até porque muitas arestas precisam ser aparadas até o primeiro semestre de 2014, quando estão marcadas convenções partidárias para o lançamento oficial dos pleiteantes a cargos eletivos. Em duas cidades o acordo está longe de ser construído: Diadema e Mauá.

Em Diadema, a pré-candidatura a deputado estadual do ex-prefeito Mário Reali vai provocar mudanças no cenário eleitoral que já se desenhava na cidade. Sem o ex-chefe do Executivo no páreo, vereadores estariam livres para apoiar candidatos de outros municípios. Alguns parlamentares, inclusive, já haviam firmado compromisso com outros pleiteantes.

Já em Mauá, a turbulência recai no desejo do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT) de lançar o vereador José Luiz Cassimiro (PT) ao Legislativo paulista. O atual prefeito, Donisete Braga (PT), tem compromisso firmado com o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Júnior, de apoiá-lo para deputado estadual. O acordo foi costurado no ano passado, quando Donisete e Paulo Eugenio encabeçaram movimento de troca da chapa do PT para a eleição a prefeito, substituindo Oswaldo pelo deputado estadual.

Outro nome governista que vai concorrer à Assembleia e que aguarda suporte do Paço mauaense é o superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá), Atila Jacomussi (sem partido). Caso a candidatura de Atila se confirme, o lançamento de dois projetos estaduais do PT local inviabilizaria a recuperação da cadeira de deputado estadual pela cidade, posto até o ano passado representado por Donisete.

 

PÉ NO FREIO

Principal nome do petismo da região, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, orientou o PT são-bernardense a apostar em somente duas candidaturas a deputado estadual, principalmente após anúncio de Reali de querer resgatar o mandato na Assembleia. A afirmação atinge em cheio às pretensões do vereador José Ferreira.

"A rigor, tem eleitor em São Bernardo para eleger mais que dois ou três (petistas). Mas um não pode atrapalhar o outro. Em vez de aumentar a representatividade no Grande ABC a gente perde", avaliou.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;