Economia Titulo Concorrência
Sadia e Perdigão podem unificar operações no Exterior
22/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Sadia e Perdigão foram autorizadas pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a operarem conjuntamente no mercado externo. Com isso, as empresas poderão negociar, de maneira unificada, volumes e preços com os clientes finais, coordenar estratégias comerciais para atendimento do mercado externo, contratar fretes, seguro e armazenagem, além de poderem desenvolver juntas política de análise de crédito a clientes internacionais.

A decisão do Cade ainda permite que as empresas coordenem as atividades de logística e de planejamento de vendas e marketing voltadas para o mercado externo.

Elas continuam, no entanto, impedidas de operarem juntas no mercado brasileiro. Com a compra da Sadia pela Perdigão, o Cade determinou que as estruturas administrativas, produtivas e comerciais da Sadia fossem mantidas, com manutenção da marca, e proibiu a troca de informações entre as duas empresas.

Para isso, foi assinado em julho o APRO (Acordo de Preservação da Reversibilidade da Operação), que tem como objetivo manter as estruturas das duas empresas separadas até que o ato de fusão seja julgado pelo Cade. O órgão entendeu que a nova empresa - Brasil Foods - terá grande concentração do mercado de carnes in natura, impondo barreiras a entrada de outros concorrentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;