Setecidades Titulo Hospital das Clínicas
Instituição é pioneira em diversas áreas
Por Fábio Zambeli
Da Associação Paulista de Jornais
19/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Inaugurado em 19 de abril de 1944, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, é uma instituição caracterizada pela excelência, reconhecida não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, dedicada ao ensino e à prestação e pesquisa de ações e serviços de saúde de alta complexidade.

Pioneiro em diversas áreas, foi o responsável pelo primeiro transplante de coração realizado na América do Sul, pelas primeiras cirurgias a laser, transplantes de córneas e medulas. Hoje o complexo reúne sete institutos, entre eles o do Coração e o da Criança.

Para consolidar o elo com seu público, o programa de humanização do atendimento é apontado como prioritário pela instituição. "É um dos desafios trabalhar este aspecto de tratar e atender o paciente não apenas com foco na doença. É um compromisso que temos, não apenas com o usuário, mas também com o nosso processo, envolvendo alunos, os nossos colaboradores, dentre outros. Isso tudo no sentido de que a pessoa não veja só a doença, não veja só o órgão, mas o ser humano como um todo. Dar condições mais confortáveis de acolhida", explica o superintendente José Manoel Camargo Teixeira.

Como forma de se aproximar da comunidade, o Hospital das Clínicas celebrou convênios com a Prefeitura da Capital para gerir unidades de atendimento primário na Zona Oeste. "Estamos com parceria na Capital com a Secretaria de Saúde para a gestão das AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) na Zona Oeste da cidade. Isso é importante, pois podemos assim participar também do atendimento primário", sustenta Teixeira.

INTERIOR
O superintendente considera bem estruturado o atual sistema para absorver a demanda do Interior paulista. "O interior do Estado tem acesso à nossa agenda de procedimentos, por meio dos Departamentos Regionais de Saúde. A mesma coisa em relação às internações. A regional entra em contato com a Secretaria e faz a transferência para o hospital. Hoje nós temos mecanismos para encaminhar os pacientes, eles não precisam sair buscando os serviços. Existe toda uma rede para agendar o melhor local e o melhor atendimento."

O hospital trabalha ainda para estreitar a ponte entre o meio acadêmico e a prática da medicina, levando o conhecimento adquirido por alunos e docentes ao usuário da rede pública, de forma gratuita. "É uma grande preocupação nossa, transformar a geração do conhecimento na sua aplicação para a melhoria da sociedade. Cada vez mais é importante que os nossos pacientes recebam estes atendimentos que são pioneiros de forma gratuita."

Para Teixeira, tal missão é inerente à existência do Hospital das Clínicas, cuja manutenção é bancada predominantemente por investimentos feitos pelo governo estadual. "Somos um hospital universitário, compromissado com a sociedade, com a qualidade, com os mecanismos mais adequados e mais atualizados para atender a população. Queremos um hospital cada vez mais próximo da população."

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;