Cultura & Lazer Titulo Quadrinhos
Novas histórias do universo expandido de 'Star Wars'

Com distribuição mensal, HQ brasileira de 'Star Wars' chega às bancas e livrarias pela Editora On Line

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
25/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Não só da grande saga de seus seis filmes para o cinema sobrevive o mundo de Star Wars. Apesar das produções seguirem a linha de uma só história, muitos acontecimentos não mostrados cinematograficamente e que ainda podem ser explicados fazem com que os fãs da jornada de uma galáxia muito, muito distante queiram mais informações. Para preencher um pouco dessa lacuna, chega às bancas e às livrarias a revista em quadrinhos Star Wars Volume 1 (R$ 7,90, 88 páginas, Editora On Line).

Com distribuição mensal em todo o País, a publicação traz quatro histórias distintas: Knights of The Old Republic, Dark Times, Rebellion e Legacy. Apesar de ocorrerem em épocas diferentes - explicado por um quadro inicial informativo que ajuda os leitores a situarem-se melhor dentro da cronologia -, todas estão ligadas de alguma forma. Os contos foram publicados originalmente em 2006 nos Estados Unidos pela editora Dark House.

Em Knights of The Old Republic, vemos o engraçado e desastrado padawan (aprendiz) Zayne em seu treinamento na Academia Jedi de Taris. A história se passa antes da série cinematográfica. Apesar de pouco conhecido, Zayne será a figura central de uma trama muito importante no futuro, envolvendo perseguições, traição e lutas.

A segunda história é Dark Times, totalmente focada em Darth Vader, um dos maiores vilões de todos os tempos. Ao lado de Darth Sidious, o pai dos gêmeos Luke e Leia comanda o universo em um mundo no qual os Jedis estão praticamente extintos.

Já em Rebellion, o personagem principal é o tenente Janek Sunber, que trabalha para Darth Vader. A história se passa entre os acontecimentos dos filmes Star Wars - Uma Nova Esperança (1977) e O Império Contra-Ataca (1980). Além das lutas entre o Exército Rebelde e as tropas do Império, o que chama a atenção é o conflito interno enfrentado pelo tenente por causa de seu passado. Sunber era um dos melhores amigos de infância no planeta Tatooine de Luke Skywalker, líder de seus inimigos no campo de batalha.

Fecha a publicação em quadrinhos a série Legacy. Nela, acompanhamos o futuro após a Força ter retomado o poder do universo. O conto é um dos mais interessantes, pois vemos o andamento da situação após acompanharmos a aventura até aqui. Ao contrário do que o público imagina, a vida dos Jedis não ficou nada fácil e o Império mostra que não foi derrotado. Mas o legado da família Skywalker, agora sob a tutela do jovem Zane (não confundi-lo com o personagem de Knights Of The Old Republic), promete lutar contra os novos inimigos.

Todas essas histórias fazem parte do chamado Universo Expandido, no qual o ciclo de vida de Anakin Skywalker/Darth Vader contado nos cinemas é apenas uma parte de um mundo imenso de personagens, batalhas e planetas. Além de histórias em quadrinhos, compõem essa expansão intergaláctica livros, games e desenhos animados. Para que algo faça parte oficialmente do Universo Expandido, tudo precisa ser aprovado por George Lucas, o criador de Star Wars. No caso dos quadrinhos, página por página.

Esta não é a primeira vez que as HQs de Guerra nas Estrelas chegam ao Brasil. Contos antigos já foram lançados por aqui por diferentes editoras ao longo dos anos, incluindo uma versão em mangá, o quadrinho japonês.

Animação - Além de acompanhar a saga criada por George Lucas por meio das histórias em quadrinhos, os fãs brasileiros já podem conferir a animação Star Wars - A Guerra dos Clones, que estreou no dia 13 no Cartoon Network e nos Estados Unidos no fim do ano passado.

O desenho mostra as aventuras de um jovem Anakyn Skywalker e sua padwan Ahsoka Tano em sua luta contra o lado negro da força nas batalhas das Guerras Clônicas. Produzido pela Lucasfilm Animation, os episódios, de um total de 22, da primeira temporada da atração em computação gráfica são apresentados às sextas-feiras, às 19h30, com reapresentação do episódio anterior às 19h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;