Turismo Titulo Cartão-postal
Penha: a fé que sobe montanhas
Por Heloísa Cestari
Enviada a Vitória
19/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


"A fé que vem de lá não só remove como sobe a montanha. E lá... o meu altar, se faz notar sinais da Virgem Santa, tão guardados na memória, hoje fatos da história." Homenageado pelo samba-enredo da Unidos de Jucutuquara, o Convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, desponta, do alto de seus 154 metros de altitude, como um dos grandes cartões-postais da Grande Vitória e também como principal atrativo turístico-religioso do Espírito Santo.

Em seu interior, a imagem da padroeira do Estado, esculpida em madeira, encomendada à Portugal em 1558 pelo frei espanhol Pedro Palácios, leva centenas de devotos a encarar as escadarias e passarelas de subida íngreme para fazer pedidos, promessas e agradecer por graças alcançadas - entre eles, fiéis ilustres, como o "rei" Roberto Carlos.

O acesso ao convento é feito pela ladeira de pedras (conhecida como Ladeira das Sete Voltas ou da Penitência) e pelo portão novo da Penha, pórtico monumental de entrada para a estrada de rodagem.

Cumprido o percurso, o visitante vislumbra uma das mais belas vistas panorâmicas de toda Vila Velha e de parte da ilha de Vitória. Mas nem todos dão atenção à natureza. O maior objetivo é mesmo adentrar a sala dos pedidos e o interior do santuário, que abriga ainda a imagem de São Francisco e o painel de Nossa Senhora dos Prazeres - pintura a óleo, de autor desconhecido, considerada a mais antiga do País. O assoalho, todo em mosaico, foi colocado em 1879.

Na descida - de alma mais leve e pernas bem mais pesadas -, aproveite para completar o passeio com uma breve passagem pela Igreja do Rosário, a mais antiga do Estado. Até porque, como já diz a sabedoria popular, para baixo não só Nossa Senhora da Penha como todo santo ajuda!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;