Economia Titulo Negócio
Cresce o interesse por atendimento do Sebrae
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
15/02/2009 | 07:04
Compartilhar notícia


A gerente regional do Sebrae-SP, Josephina Cardelli, afirma que cresceu neste ano o interesse das pessoas na região em buscar o atendimento da entidade para abrir empreendimento ou aprimorar a gestão dos negócios.

Para o professor da USCS e da Fundação Santo André José Turíbio de Oliveira, o crescimento do interesse se justifica, apesar das turbulências no Exterior. "Há 6 milhões de empresas com CNPJ, e dessas, 95% são microempresas, grande parte sem relação forte com o Exterior", disse.

Josephina ressalta: "Esse momento de crise também é de oportunidades, desde que a pessoa faça um planejamento cuidadoso. Um plano de negócio é sempre exigido, para se ter um olhar para o futuro".

Ela explica que fazer um plano de negócios inclui pesquisar potenciais fornecedores e clientes e levantar o montante necessário para a abertura do negócio, fazer projeção sobre vendas etc.

Contar com recurso próprio nesse momento de restrição do crédito é importante, segundo ela. "Esse não é o momento para se adquirir empréstimos", adverte.

A gerente do Sebrae-SP aconselha ainda que o interessado busque um segmento em que se identifique e que procure orientações sobre gestão de empresas, "para não entrar ‘no escuro' no mercado".

O Sebrae-SP (www.sebraesp.com.br) conta com mais de 70 livros técnicos sobre diferentes ramos de mercado e oferece consultoria individual para interessados se tornar empreendedor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;