Setecidades Titulo
Semasa faz concurso para revitalizar margens do Tamanduateí
Por Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
18/04/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Para estimular a preservação da fauna e da flora no entorno do Rio Tamanduateí, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou um concurso que selecionará o melhor projeto destinado à recuperação do trecho de Área de Preservação Permanente localizado às margens do córrego, em Santo André.

 Os vencedores receberão R$ 100 mil do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental) para a execução do projeto.

 Poderão participar do concurso as administrações direta e indireta do município, Oscips (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) e ONGs (Organizações Não-Governamentais) que não tenham fins lucrativos e que já tenham desenvolvido algum projeto na área ambiental.

 “Essa será uma oportunidade de chamarmos a atenção das pessoas para o cuidado com as Áreas de Preservação Permanente, previstas no código ambiental. A idéia é mais do que um embelezamento da beira do córrego. Queremos discutir a contenção das margens dos rios e os processos erosivos e de assoreamento que acontecem, além da recomposição da vegetação da beira”, explicou a diretora do Departamento de Gestão Ambiental do Semasa, Izabel Maura Lavendowski.

 As entidades participantes deverão apresentar suas propostas entre os dias 12 e 14 de maio, das 8h às 17h, na sede do Semasa (Avenida José Caballero, 143, Centro).

 A análise para seleção dos projetos será feita pelo conselho gestor do Fumgesan entre os dias 15 de maio e 3 de junho. A escolha do trabalho vencedor será no dia 17 de junho, pelo Comugesan (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André), e o resultado deverá ser publicado no dia 19 do mesmo mês.

 A entidade vencedora terá 18 meses para executar o projeto apresentado e deverá mobilizar a comunidade para participar.

ESCOLHA

 A área referente às margens do Tamanduateí foi escolhida por ter uma topografia favorável, com pouco declive, baixa ocorrência de erosão e apresentar uma largura de faixa que possibilita o plantio de mais de uma linha de árvores.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;