Setecidades Titulo
Médicos alertam para as doenças típicas do verão
Por Célia Maria Pernica
Do Diário do Grande ABC
21/01/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


Com a chegada do verão é preciso redobrar os cuidados com a saúde, pois o calor proporciona condições ideais para a ocorrência de algumas doenças. Câncer de pele, brotoejas, cloasma, conjuntivite, micoses, desidratação, insolação, bicho-de-pé, intoxicação alimentar e dengue são as queixas mais comuns durante as férias.

Luiz H.C. Paschoal, titular de dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC, explica que as doenças mais freqüentes no verão são aquelas relacionadas com a exposição excessiva ao sol, além de micoses e infecções bacterianas.

De acordo com o dermatologista, o protetor solar deve ser aplicado 20 minutos antes da provável exposição ao sol, em toda a parte do corpo, e deve ser reaplicado caso a pessoa transpire ou tome banho, seja ele de mar ou de piscina.

O médico Ricardo Tardelli, diretor estadual de Saúde, alerta para as micoses em pessoas com problemas de circulação, pois podem virar infecções graves. “O câncer de pele é o de maior freqüência, mas não é de grande letalidade. Por isso, é fundamental ficar atento a lesões que não somem e nem cicatrizam, pintas, bolinhas e manchas, principalmente em pessoas idosas e de pela clara”, explica Tardelli.

Outra dica do médico refere-se à validade do protetor solar. “Por se tratar de um produto típico de verão, as pessoas compram num ano e utilizam no outro, sem olharem a validade”, alerta.

São várias as doenças que podem estragar suas férias, mas o médicos afirmam que prevenir é sempre o melhor remédio.

CRIANÇAS
Segundo Sandra Frota Ávilla Gianelo, pediatra do Hospital Mário Covas, as crianças sofrem principalmente de desidratação e doenças da pele durante o verão. “A desidratação, que gera vômitos e diarréia, é conseqüência de intoxicação alimentar. No verão, a comida estraga muito rápido devido ao calor e as bactérias se proliferam contaminando os alimentos”, explica. “A micose também é comum nas crianças devido ao contato com a areia da praia ou com parquinhos”, esclarece.

A pediatra revela que as crianças, por terem a pele mais sensível, podem sofrer queimaduras solares se ficarem expostas sem proteção.

“O uso abusivo de ar-condicionado é também uma causa de problemas na saúde das crianças no verão. “Doenças respiratórias e resfriados ocorrem em crianças que ficam muito tempo num ambiente com ar gelado”, diz Sandra.

DENGUE

A dengue é uma das mais conhecidas doenças de verão. Ela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que transporta o vírus.

Quem é picado pelo inseto pode sentir febre alta e dores de cabeça, nos músculos e nas articulações, além de perder o apetite, ter náuseas e apresentar bolinhas vermelhas que causam coceira por todo o corpo.

A melhor forma de combate é a prevenção. Para evitar a dengue, retire da casa e do quintal objetos que possam juntar água parada, principal foco da doença.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;