Cultura & Lazer Titulo Música
Mangue Beat perde seu Mestre Salustiano
Por Das Agências
01/09/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Manoel Salustiano Soares - o Mestre Salu - morreu de arritmia cardíaca provocada pela doença de Chagas por volta das 7h30 de ontem, no Pronto-socorro Cardiológico de Pernambuco. O artista estava com 62 anos.

O velório foi na Casa da Rabeca, em Olinda, espaço onde mestre Salu tocava e levava diversos representantes da cultura popular. O enterro será hoje, no cemitério Morada da Paz, em Paulista.

Um dos precursores do manguebeat - e mestre de nomes como Siba, Antônio Nóbrega e Chico Science - ele foi um dos grandes responsáveis pela preservação de manifestações culturais da Zona da Mata, como ciranda, coco, maracatu e caboclinho.

Mestre Salu nasceu em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, no dia 12 de novembro de 1945. Foi um dos maiores dançadores de cavalo-marinho da região, interpretando diversos personagens. Ele deixou quatro discos gravados: Sonho da Rabeca, As Três Gerações, Cavalo-marinho, e Mestre Salu e a Sua Rabeca Encantada.

Salu é considerado uma das maiores autoridades em cultura popular no Estado. Seu pai, João Salustiano, foi quem o ensinou a fazer e a tocar a rabeca. Além dos instrumentos, o artista também confeccionava os bichos do bumba-meu-boi, além das máscaras do cavalo-marinho, feitas de couro de bode ou de boi; e os mamulengos de mulungu.

"Mestre Salu foi muito importante em Pernambuco porque ele foi um dos primeiros a estabelecer uma ponte entre a cultura da Mata Norte e os órgãos do poder público", diz o rabequista Siba, criador do grupo Mestre Ambrósio. "Salu esteve presente nos anos 1990 e fez um link com os músicos da minha geração e a de Chico Science", diz o músico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;