Setecidades Titulo Rodízio
Implantação de rodízio requer atenção
João Guimarães - Do Diário do Grande ABC
18/04/2008 | 07:01
Compartilhar notícia


Para alguns especialistas, o rodízio de veículos solucionaria boa parte da lentidão enfrentada pelos motoristas atualmente no Grande ABC (leia mais no artigo abaixo). Porém. adotar o sistema em sete cidades, ou cinco se excluirmos Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra que têm frotas menores, não é fácil, segundo especialistas.

 Para o ex-diretor geral do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) Ciro Vidal, um estudo como o que a Prefeitura de Santo André está realizando, deve ser muito bem feito. “Não existe bola de cristal para saber se irá funcionar (o rodízio), mas para tentar efetivar é necessário que o prefeito faça antes uma consulta popular”, disse. “Senão é possível que ele encontre problemas como os que surgiram na Capital”, disse.

 A fiscalização seria o principal empecilho do projeto. “Se a Prefeitura não conseguir fiscalizar corretamente, isso vira uma galinha morta”, afirmou. Para Vidal, será necessário que se crie uma central de fiscalização operada por todas as cidades que participarem da implementação do sistema. “Todas têm uma autoridade municipal de trânsito, é preciso criar um sistema em comum”, afirmou.

 Outro ponto a ser estudado na questão do rodízio, é a sua abrangência. Santo André não possui um centro expandido como São Paulo, o que obrigaria, então, a implementar o rodízio no município inteiro. “Será que vale a pena”, indaga Vidal. Para o diretor do Departamento de Trânsito de Santo André, Eric Lamarca, rotas alternativas seriam uma solução. “O estudo que estamos fazendo é um geral sobre o trânsito. Trata de carregamento, fluidez e o rodízio é uma hipótese”, afirmou. “Se ele for colocado em prática devem ser construídas vias alternativas.”

TRANSPORTE

 Para o coordenador do curso de engenharia civil do Centro Universitário da Fei, Kurt André Amann, quanto maior a fluidez que a administração proporcionar no tráfego, mais interessante será para o motorista. “Mas também é preciso que o transporte público seja bom”, declarou. “Se não for assim, continuaremos a ver a situação de dois carros na garagem”, afirmou.

 Vidal é enfático na necessidade de um projeto de qualidade. “Se não fizer direito, você acaba ridicularizando o sistema”, afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;